MERCADO, ESPETÁCULO E MARKETING RELIGIOSO NO TEMPO PRESENTE
Pensar
a História do Tempo Presente relacionada ao campo religioso brasileiro e
internacional é possibilitar a identificação de relações entre
contextos da contemporaneidade e o fenômeno das crescentes midiatização, mercadorização e espetacularização, especialmente atreladas ao uso de planejamentos estratégicos de marketing.
Um exemplo está na identificação das igrejas dos movimentos
pentecostal, neopentecostal e carismático católico em relação ao modo
como estas colocam em prática determinados discursos e estratégias de marketing religioso,
visando a atração de fiéis e o atendimento de demandas tanto dos fiéis
quanto das instituições. Estas estratégias se interpolam a discursos,
práticas e memórias e se inserem nesta sociedade do contemporâneo e do
imediato marcada pelo espetáculo, mídia, mercado e marketing. A
intenção deste grupo temático é a de dar visibilidade a estes
fenômenos.
As propostas devem ser encaminhadas até o dia 14/08 para os e-mails: edumeinberg@gmail.com