V CONGRESSO INTERNACIONAL EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

MERCADO, ESPETÁCULO E MARKETING RELIGIOSO NO TEMPO PRESENTE


Pensar a História do Tempo Presente relacionada ao campo religioso brasileiro e internacional é possibilitar a identificação de relações entre contextos da contemporaneidade e o fenômeno das crescentes midiatização, mercadorização e espetacularização, especialmente atreladas ao uso de planejamentos estratégicos de marketing. Um exemplo está na identificação das igrejas dos movimentos pentecostal, neopentecostal e carismático católico em relação ao modo como estas colocam em prática determinados discursos e estratégias de marketing religioso, visando a atração de fiéis e o atendimento de demandas tanto dos fiéis quanto das instituições. Estas estratégias se interpolam a discursos, práticas e memórias e se inserem nesta sociedade do contemporâneo e do imediato marcada pelo espetáculo, mídia, mercado e marketing. A intenção deste grupo temático é a de dar visibilidade a estes fenômenos.


As propostas devem ser encaminhadas até o dia 14/08 para os e-mails:   edumeinberg@gmail.com edpaegle@hotmail.com