Suspensão de atendimento externo no Arquivo Público do Estado da Bahia


A Fundação Pedro Calmon/SecultBA informa que a partir desta quarta-feira, dia 19 de fevereiro de2014 está suspenso o atendimento ao público externo no Arquivo Público do Estado da Bahia, em virtude das obras de requalificação predial que estão sendo realizadas no histórico imóvel que abriga a instituição arquivística. Especialistas do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC/SecultBA, arquitetos e engenheiros estruturalistas, realizam um delicado trabalho de diagnóstico do serviço de restauração e recuperação do telhado e forro do prédio. A previsão é que o atendimento seja restabelecido em umasemana.
A ação integra a série de intervenções que têm sido realizadas no Solar da Quinta do Tanque, localizado na Baixa de Quintas, que abriga o Arquivo Público do Estado da Bahia. As obras, com investimentos estimados em R$2 milhões, visam qualificar a infra-estrutura física do imóvel e assegurar a modernização da preservação e do acesso ao patrimônio documental. Essa é a primeira intervenção no imóvel, desde 1980, quando o Arquivo Público foi transferido da Rua Carlos Gomes para a Baixa de Quintas. Trata-se de uma construção secular, erguida pelos jesuítas no século XVI e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1949.

As obras do Arquivo Público foram divididas em três etapas. A primeira intervenção, em fase bem adiantada, é a requalificação do sistema elétrico, rede lógica e telefones, que abrange a troca de cabeamento, quadros de disjuntores, luminárias (internas e externas), tomadas e a construção de uma subestação elétrica com nova tecnologia não poluente, pois a antiga era a óleo. A próxima etapa é o restauro do forro e telhado, além da estabilização da estrutura física do imóvel.

Parafraseando Sigmund Freud, quanto menos alguém sabe sobre o passado e o presente, mais inseguro será o seu juízo sobre o futuro. 

ACOMPANHEM ESSA LONGA HISTÓRIA: