Livro: Uma história da UNE (1945 – 1964)

Em diferentes momentos, a União Nacional dos Estudantes (UNE) se destacou no cenário político brasileiro, envolvida como participante ou protagonista em temas e movimentos que agitaram a sociedade brasileira. Entretanto, o papel que essa entidade desempenhou em nome do movimento universitário nesses cenários não pode ser entendido como algo suspenso ou desconexo das disputas em torno de determinadas demandas, homogêneo, destituído de cisões, disputas e predominâncias políticas e ideológicas que grupos, organizações e partidos exerceram um sobre outros no seu interior e no conjunto das suas relações.
Assim, é possível identificar a atuação de diferentes forças políticas no interior da UNE e no movimento universitário, forças essas que intervieram de modo organizado em defesa de suas crenças e reivindicações políticas, sociais e gremiais. Dentre essas, destacam-se os jovens comunistas, os udenistas, socialistas, católicos e anticomunistas radicais, organizações que contribuíram ou se opuseram as pautas predominantes na atuação dessa entidade.
A partir dessas identificações, o objetivo desse livro é analisar a atuação da UNE entre os anos de 1945 e de 1964, com ênfase nas forças políticas que atuaram no interior do movimento universitário e que disputaram espaços para que pudessem se expressar por meio das entidades estudantis, o que em última instância se considerou como maneiras de legitimar práticas e crenças expressas nos repertórios que foram sugeridos ao conjunto do movimento.
Link da editora: http://ponteseditores.com.br/verproduto.php?id=602