CHAMADA PARA ARTIGOS - REVISTA HISTÓRICA - TEMA: ESCRAVIDÃO


No próximo número da Revista Histórica, publicação online do Arquivo Público do Estado de São Paulo,  abordaremos o tema da escravidão. Gostaríamos de pedir aos estudiosos do assunto que enviem seus artigos para avaliação. Pedimos também a gentileza de divulgar e estimular o envio de artigos para este dossiê, denominado "Vestígios da Escravidão".

Os artigos enviados serão submetidos à aprovação de dois pareceristas de nosso corpo editorial (ver na revista, em http://www.arquivoestado.sp.gov.br/historica/expediente.php), que poderão solicitar algumas modificações.

Para esta edição, procuramos estudos sobre a escravidão em si, como objeto histórico; sobre os documentos que ainda a testemunham; e sobre as marcas que a complexa teia de relações sociais e econômicas da escravidão deixou na sociedade brasileira atual. A ideia é dar ao assunto uma abordagem científica multifacetada, com textos produzidos a partir das áreas de História, Ciências Sociais, Direito e Literatura, entre outros possíveis olhares. Os artigos já podem ser enviados para o endereço de e-mail histórica@arquivoestado.sp.gov.br. O fechamento está previsto para a segunda quinzena de fevereiro de 2014.
Atenciosamente,
Dóris Fleury
Centro de Difusão e Apoio à Pesquisa

Arquivo Público do Estado de São Paulo