Simpósio Internacional: Imagem, Cultura e História da Arte


O Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), juntamente com a Pró-Reitoria de Extensão da PUCRS - PROEX; Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS - PRPPG promovem no período de 25 a 27 de setembro de 2012, o SIMPÓSIO IMAGEM, CULTURA VISUAL E HISTÓRIA DA ARTE.

A onipresença da imagem na sociedade contemporânea, veiculada em distintos suportes tecnológicos e com múltiplas finalidades, tem estimulado o debate entre os estudiosos de diferentes áreas do conhecimento. Até pouco tempo restrita ao domínio da disciplina de História da Arte, a imagem tem propiciado a constituição de novos campos de pesquisa, como os Estudos Visuais, a Cultura Visual e a Comunicação, baseados em novos paradigmas científicos. A História da Arte enfrenta também um processo de revisão de conceitos, teorias e métodos norteadores e tem sido desafiada a repensar o estatuto e as interpretações das imagens pelos problemas colocados pelos estudos da Cultura Visual, de caráter interdisciplinar, que focalizam a visualidade e as potencialidades das imagens cotidianas de configurarem o imaginário social. O presente simpósio tem o objetivo de debater conceitos e métodos de estudo da imagem pela Cultura Visual e História da Arte, na busca de compreender como os seus pressupostos podem colaborar e/ ou problematizar a produção de novas pesquisas e narrativas.

O Simpósio está organizado a partir de conferências de especialistas internacionais sobre Imagem e História, mesas-redondas com especialistas de renome nacional de diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, além de seções de comunicação para a apresentação e debate de trabalhos de doutorandos e mestrandos.