O
pesquisador precisa lidar diariamente com o volume crescente de informação
científica publicada.
Um
recurso cada vez mais utilizado para encontrar informação relevante é o uso de
redes sociais como filtros de conteúdo. Redes como blogs, Twitter, Facebook, e
serviços mais especializados e acadêmicos como Mendeley e similares são usados
para recomendar e discutir artigos e conteúdo científico em geral, expondo ao
mundo a discussão que antes estava restrita ao laboratório ou aos corredores
dos centros de pesquisa.
Além
de atuar como um filtro de conteúdo, as redes sociais criam novas
possibilidades de interação entre todos os envolvidos na comunicação científica
– autores, leitores e editores, e podem ser uma importante ferramenta para
promoção de ações cooperativas.
As
facilidades oferecidas pelas redes sociais acrescentam também novas camadas de
métricas de impacto da pesquisa muito mais dinâmicas, que vão além das
citações, como compartilhamentos, número de acessos e outras, medidas no
intervalo de dias a meses, que ajudam a preencher o vazio entre a publicação de
um artigo e a contagem de citações tradicionalmente medida. Também geram novas
possibilidades para a comunicação da ciência, criando formas de
disponibilização de conteúdo que agilizam o processo de publicação, tornando-o
mais próximo do público interessado, mais familiar e com grande alcance e
facilidade de acesso. Este é um avanço sem volta, e compreender e acompanhar o
seu uso pode trazer benefícios para todos: publishers, editores, pesquisadores,
estudantes, instituições acadêmicas e o público interessado.
ACESSE: http://eventos.scielo.org/rs1/