Exposição Virtual sobre Edison Carneiro


Biblioteca Virtual 2 de Julho apresenta Exposição Virtual sobre
Edison Carneiro

Durante o mês de agosto a Biblioteca Virtual 2 de Julho (www.bv2dejulho.ba.gov.br), portal temático e especializado na História da Bahia, apresenta a exposição virtual sobre o jurista, jornalista, poeta e folclorista Edison Carneiro, em homenagem ao centenário do seu nascimento. A mostra tem como finalidade apresentar os estudos realizados pelo pesquisador, seu acervo literário, de forma a disseminar, promover o seu legado à cultura negra.
Na mostra virtual, os interessados podem conferir a relação de livros do autor, que contem obras raras como A Trajetória de Castro Alves (1947) e Decimalia (1959), alem de publicações que apresentam documentos escritos pelo próprio autor como Cartas de Édison Carneiro a Artur Ramos, de 04 de janeiro de 1936 a 06 de dezembro de 1938 (1987), que traz a transcrição das cartas com notas comentadas pelos autores – Waldir Freitas Oliveira e Vivaldo da Costa Lima – e artigos destes contextualizando a época em que as cartas foram escritas. E Musa Capenga (2006), organizado por Gil Francisco, que publica poemas de Edison Carneiro.
O homenageado nasceu em Salvador no dia 12 de agosto de 1912. Dedicou-se ao estudo dos cultos de origem africana, sendo considerado um dos maiores especialistas do mundo em Cultura Afro-Brasileira, deixando como legado diversas obras que tratam de etnografia, cultura e religiosidade negra.
Biblioteca Virtual 2 de Julho expõe obras do pesquisador Edison Carneiro