GANHADORES PELOS CANTOS DA BAHIA



Bahia, Estação do Bairro Comercial, 9 de Abril de 1888.
Ilustríssimo Excelentíssimo Senhor
Comunico a Vosso Excelência, que em virtude de uma queixa que me fez o Tenente Luiz Felippe Rastelle, de um baú que lhe foi roubado por ganhadores do Canto A. D. por ocasião de ter o mesmo Tenente chegado de Santo Amaro; imediatamente fiz vir a minha presença o Capitão do referido Canto, e este disse-me, que já tinha abandonado o Canto, por bandalheiras feitas pelos ganhadores que estavam de baixo de suas vistas, do referido Canto, prendi Julio Francisco Tavares, em poder de quem se achava o baú, já tendo sido substituída toda a roupa que o mesmo continha, por duas camisas de ganhador; fiz prender também a Bonifacio Manoel Marques, Simplício Manoel Bello e André Manoel Joaquim, como cúmplices nesse roubo, achando-se também implicado, mais dois ganhadores do mesmo Canto, cujos nomes ignoro, mas que estou na pesquisa de descobri-los.
O baú, acha-se depositado nesta Estação; e os indivíduos a cima mencionados acham-se presos a ordem do senhor subdelegado da Freguesia do pilar, por pertencer o referido Canto a essa subdelegacia.
Cumpre-me também informar a Vossa Excelência que esses ganhadores, não usam mais os distintivos do Canto, para assim poderem fazer suas escamoteações. Reintero a Vossa Excelência os meus protestos de alta estima e consideração.
Deus Guarde a Vossa Excelência.
Ilustríssimo Excelentíssimo Senhor doutor Domingos Rodrigues Guimarães, M. D. chefe de Polícia desta Província.
João Pedro dos Santos Vital.
Fonte:
Arquivo Público da Bahia
Seção: Colonial Provincial
Governo da Província – Polícia
Correspondência recebida do corpo de polícia
Maço: 6263 – 1888-1889    
Para saber mais acesse: