Programa seleciona doutor para pesquisas em Coimbra, Portugal. Até 10 de setembro



O programa Cátedra Milton Santos, parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Portugal, vai selecionar um docente pesquisador naquela instituição a partir de março de 2013. O selecionado será beneficiado com uma bolsa com duração de 12 meses, improrrogáveis.
O edital nº 34/2012 foi publicado no dia 12 de julho e o prazo de inscrição vai até 10 de setembro. A Cátedra Milton Santos tem como objetivo a difusão de informações objetivas sobre a dinâmica da sociedade brasileira em centros universitários de excelência no exterior, com prioridade para ciências sociais (ciência política, sociologia e antropologia), língua e literatura, economia, direito, arquitetura, história, história da arte e geografia.
A seleção do bolsista será feita em três fases: verificação da consistência documental, análise do mérito científico da candidatura e priorização das candidaturas pelo grupo assessor da Diretoria de Relações Internacionais da Capes, para decisão final. O resultado deve ser divulgado em novembro deste ano.
A inscrição pode ser feita na página do programa na internet. Ao formulário de inscrição deverão ser anexados eletronicamente os documentos discriminados no edital.
Benefícios – O bolsista selecionado receberá mensalidade no valor de 3,5 mil euros; seguro-saúde, pago em uma única parcela, no Brasil, no valor de 840 euros; auxílio-instalação, pago em uma única parcela, no Brasil, no valor de 3,5 mil euros, e auxílio na internacionalização do investigador, com o fomento a participações em congressos e cobertura de despesas relativas à investigação e publicações (traduções, revisões etc.), no valor máximo de até 5 mil euros, passagens aéreas e auxílio na interação do bolsista com as autoridades consulares.