Peter Burke analisa a história cultural das línguas e suas funções sociais

A linguagem como indicador sensível da mudança cultural: esse é o tema dos ensaios presentes em Linguagens e comunidades nos primórdios da Europa Moderna, de Peter Burke, renomado historiógrafo contemporâneo que, nesta publicação da Editora Unesp, elabora um panorama sobre assuntos centrais na história das línguas europeias desde o século XV até o fim do século XVIII.

Da invenção de Gutenberg até a Revolução Francesa, o autor tem como objetivo mostrar as relações entre as línguas e as comunidades – entendendo comunidades como grupos que podem ser tão grandes quanto um país ou tão pequenos como uma família, desde que a variedade linguística possa ser compreendida como uma unidade de interpretação – levando em conta também seus impactos na política e suas funções sociais.

Inspirado por uma série de palestras correlacionadas, esse livro não se caracteriza por um levantamento geral e, sim, pela reunião de questões específicas acerca desse tema, a exemplo dos processos de padronização, mistura e purificação de línguas. A obra inclui um panorama cronológico que vai desde 1450 até 1794 apontando as datas dos primeiros livros impressos em diferentes línguas e destacando alguns dos títulos que mais tarde se tornariam referência nos estudos linguísticos.

Discute-se ao longo dessa publicação a construção cultural da língua e seu exercício na expressão das relações comunitárias de cada época, incluindo dominância e subordinação, tolerância e preconceito, amizade e fraternidade, manutenção ou subversão de uma determinada ordem social, investigando-se suas misturas e apropriações como reflexo de diferentes tipos de liderança.

Sobre o autor – Peter Burke é professor de História Cultural aposentado da Universidade de Cambridge e membro vitalício do Emmanuel College. Entre suas publicações estão História e teoria social (2002), A escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesa da historiografia (2003) e A tradução cultural: nos primórdios da Europa Moderna (2009), todos eles lançados no Brasil pela Editora Unesp.

Título: Linguagens e comunidades nos primórdios da Europa Moderna
Autor: Peter Burke
Tradutora: Cristina Yamagami
Número de páginas: 230
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 40
ISBN: 978-85-393-0031-0

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br