Oi Kabum! promove novos olhares sobre as festas populares de Salvador

Com o intuito de perpetuar para as novas gerações as 17 manifestações religiosas de Salvador, os jovens da Escola Oi Kabum!  promovem a exposição multimídia Festas Populares de Salvador que entra em cartaz, hoje, dia 09 de dezembro, no Palácio Rio Branco, Pelourinho.
Na exposição, as festas populares são apresentadas, e reinventadas, através do uso de linguagens e suportes contemporâneos, numa montagem que propõe a interatividade. Videoinstalações exibe as fotografias, imagens em vídeo e animações criadas pelos jovens da Kabum! Novos Produtores em projeções que serão acionadas por sensores, estimulando a participação do visitante.
Ao trazer à tona o universo simbólico/histórico dessas manifestações, que também são conhecidas como “Festas de Largo” e representam uma marca da cidade de Salvador (apesar das transformações que vêm sofrendo com o passar do tempo), Festas Populares de Salvador pretende colaborar para a compreensão das raízes e do processo de construção da identidade cultural baiana.
De dezembro de 2009 a setembro de 2010, o projeto registrou as histórias e acompanhou os personagens que mantém vivas estas celebrações, que juntas compõem um intenso calendário de festas iniciado por Santa Bárbara, passando, entre outros eventos, pela Conceição da Praia, Santa Luzia, Boa Viagem, Lapinha, Bonfim, Ribeira, São Lázaro, Iemanjá, pelo Carnaval – com a saída dos afoxés e blocos afro como o Ilê Aiyê, Filhos de Gandhi e Olodum -, até chegar aos festejos juninos, depois ao Cortejo de 2 de Julho, à São Roque e, por fim, à Cosme e Damião.
                                                        Jovens na Escola Oi Kabum! - Foto: Elias Nunes
Além da exposição, o projeto contempla ainda a elaboração de uma Coletânea Multimídia, que contém um vídeodocumentário de 52 minutos e um fotoclipe, acompanhados por três Almanaques Temáticos e um Guia do Educador. Este material será disponibilizado para escolas e bibliotecas públicas e projetos sociais, após a realização de oficinas que serão ministradas pelos próprios jovens, visando capacitar professores e educadores para a utilização do material em suas aulas. A coordenação da pesquisa e a elaboração dos textos dos Almanaques ficaram a cargo do historiador Frede Abreu.
O núcleo de produção Kabum! Novos Produtores é um programa do Oi Futuro em parceria com a organização não-governamental CIPÓ – Comunicação Interativa. O desenvolvimento do projeto Festas Populares de Salvador contou com aportes captados por leis de incentivo ao patrocínio cultural a níveis federal e estadual. Através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura – MinC teve patrocínio das empresas Avon Cosméticos e RIP Serviços Industriais. Pela aprovação no Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, o aporte aconteceu através do programa FAZCULTURA das Secretarias da Cultura e da Fazenda do Estado da Bahia.
Mais informações e registro do projeto: www.festaspopularesdesalvador.blogspot.com/