Convite lançamento do livro "Tempo de Festas" - Edilece Souza Couto

LANÇAMENTO: Tempo de Festas: homenagens a Santa Bárbara, Nossa Senhora da Conceição e Sant’Ana em Salvador (1860-1940), de Edilece Souza Couto
 
Será lançado no próximo dia 13, a partir das 17h30, o livro Tempo de Festas: homenagens a Santa Bárbara, Nossa Senhora da Conceição e Sant’Ana em Salvador (1860-1940), de Edilece Souza Couto. A publicação, da Editora da Universidade Federal da Bahia, terá o lançamento realizado durante o Lançamento Coletivo da EDUFBA, que acontecerá no Palácio da Reitoria, onde a entrada será gratuita.
 
A cidade de Salvador possui um extenso calendário de festas religiosas populares, que acontecem entre o dia de Santa Bárbara e o Carnaval. As festividades católicas mesclam-se, desde o período colonial, com elementos europeus, indígenas e africanos. O canto e a dança de índios e negros foram incorporados às pomposas missas e procissões de raízes ibéricas. Assim formou-se uma religiosidade voltada para o fervor da devoção aos santos, a diversão e a sensualidade, na qual não se pode distinguir com precisão as fronteiras entre o sagrado e o profano.
 
Tempo de Festas optou por pesquisar três festas: Santa Bárbara, Conceição da Praia e Sant’Ana. Apesar de possuírem características comuns, as devoções surgiram em épocas diferentes, são realizadas em distantes localidades da cidade e atraem um público também diversificado, de acordo com as posições ocupadas na hierarquia das associações católicas e as atividades profissionais dos seus organizadores. O livro, dividido em cinco capítulos, traz uma nova contextualização das festas. A partir dos relatos documentados pelos que viveram essas experiências, o leitor viajará pelo mundo lúdico desses importantes patrimônios culturais.
 
SERVIÇO

 

O quê: Lançamento do livro Tempo de Festas: homenagens a Santa Bárbara, Nossa Senhora da Conceição e Sant’Ana em Salvador (1860-1940), de Edilece Souza Couto
Quando: 13 de dezembro de 2010, a partir das 17h30
Onde: Durante o Lançamento Coletivo da EDUFBA, Palácio da Reitoria da UFBA, Rua Augusto Viana - Canela
Preço do livro: R$ 40,00
Preço do livro (Lançamento): R$ 35,00