Seminário resgata obra do escritor Xavier Marques

Encontro mensal contará com a participação de professores e escritores.
A Bahia de Gregório de Mattos, Castro Alves e Jorge Amado, também é a Bahia de Francisco X. Ferreira M., conhecido como Xavier Marques, autor do livro Jana e Joel, obra que este ano completa 110 anos, e cuja ficção é um das mais representativas na área regionalista e praieira baiana.

Com o objetivo de trazer para as novas gerações uma das mais importantes obras de Xavier Marques, a Fundação Pedro Calmon/ Secult, através do Núcleo do Livro, Leitura e Literatura (NLLL), promove a terceira edição do “Seminário Novas Letras”, com o tema: A ficção baiana e o mar. O encontro acontece na Academia de Letras da Bahia, no dia 29, (quarta-feira), das 15h às 18h.

Na programação haverá três palestras: A transição ornamental em Jana e Joel, de Xavier Marques, na visão crítica de David Salles, por Jacques Salah; O mar na literatura baiana, por Aramis Ribeiro Costa e A correspondência entre a realidade e a ficção no léxico de Jana e Joel, por Denise Gomes.O Seminário Novas Letras consiste em encontros mensais com escritores e professores baianos, que, através de mesas-redondas, palestras e conferências abertas ao público, abordam temas ligados a literatura e outras linguagens, como cinema, internet, etc. O projeto é realizado em parceria com a Academia de Letras da Bahia e a Livraria Multicampi (LDM).

Palestrantes

Jacques Salah é professor aposentado de Língua e Literatura Francesas do Instituto de Letras da UFBA. Doutor, pela Universidade Paul Valèry, examinou a obra de Jorge Amado, pesquisa que culminou com a publicação A Bahia de Jorge Amado (Salvador: Casa de Palavras, 2008). Atualmente preside a Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências. É detentor de duas condecorações francesas e quatro brasileiras.

Aramis Ribeiro Costa é médico e escritor de crônicas, fábulas e contos. É membro da Academia de Letras da Bahia. Entre os muitos livros que publicou, estão: A nota de Rosália (1989), A assinatura perdida (1996), Episódio em Curicica (2001), Os bandidos (2005) e o recente Reportagem urbana (2008).

Denise Gomes é doutora em Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Bahia e pela Christian-Albrecht Universität zu Kiel. É professora adjunta de Língua Portuguesa na Universidade Estadual de Feira de Santana, onde desenvolve também atividades de pesquisa na área de Etnolingüística, Lingüística e Etnografia, Linguagem e Trabalho e Diversidade Lingüística.

O quê: Seminário Novas Letras - A ficção baiana e o mar Onde: Academia de Letras da Bahia, Av. Joana Angélica, 198, Palacete Góes Calmon, Nazaré, Salvador, BA, (71) 3321-4308
Quando: Dia 29 (quarta-feira), às 15h.Informações: (71) 3116-6677
Entrada: Gratuita
Mais informações: ASCOM - Fundação Pedro Calmon: (71) 3116-6918 / 6676