XVIII CONESCO - Congressso dos Estudantes do Colégio Oficina

Libertar-me para o outro.
Alteridade. A construção deste mundo começa a partir de mim. Enxergar o outro com os valores que norteiam esta construção. A idéia de que somos únicos, distintos e pessoas inacabadas. Referenciais pessoais para a construção desse mundo novo.
Enxergar a utopia como possibilidade de ser realmente livre. Compreender melhor as minhas relações com o outro. Discutir as ações hegemônicas de um grupo sobre os outros, as desigualdades. Refletir sobre o existencialismo utópico. O amor, a vida, os rótulos sociais, os estigmas, as possibilidades de convivência para o encontro consigo mesmo. Reavaliar os diversos interesses que norteiam as relações sociais e, a partir disso, compreender que a utopia torna-se um elemento motivador para redefinir as relações de poder na contemporaneidade.

Somos todos iguais? As possibilidades do reconhecimento do Outro como Outro. O anti-racismo.

As discussões aqui serão direcionadas para a adoção de uma postura de engajamento nas ações coletivas de combate à discriminação racial e demonstra que no campo do anti-racismo a formação da consciência política é precedida pela consciência racial. A sociedade que dispensa aos seus membros distinção de tratamento, tendo por critério as propriedades físicas dos indivíduos, redefine as relações grupais, e, na mesma medida, redefine o significado do grupo prejudicado para os seus membros. É encarar o outro como outro e reconhecê-lo em sua multiplicidade e em sua condição de indivíduo.
Data: 1º de agosto (sábado)
Horário: das 8:00 às 12:00
Local: Colégio Oficina - Rua Miguel Y Canyzares nº423 Pituba
Em frente ao restaurante Porto Brasil