CENTRO DE HISTÓRIA DE ALÉM-MAR

O Centro de História de Além-Mar (CHAM) é uma unidade de investigação interuniversitária da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores, financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
O CHAM desenvolve investigação relacionada com a História dos Descobrimentos e com a presença portuguesa no mundo. O estudo da preponderância do mar na história de Portugal, através do tratamento de cronologias distintas, da antiguidade ao passado recente, é um dos elementos transversais às nove linhas de investigação que agrupam o trabalho realizado pelo Centro. A história global numa perspectiva multidisciplinar é, actualmente, uma das prioridades nos estudos que são desenvolvidos pelo CHAM.
A História, a História da Arte e a Arqueologia são disciplinas centrais no CHAM. Não obstante, os projectos, as actividades e as especialidades dos investigadores que compõem a equipa do Centro incorporam ainda disciplinas como a Arquivística, a Biologia, a Demografia, a Geografia, a Linguística, a Literatura, a Museologia e a Química.