VESTIBULAR CEDERJ - ROCINHA


Em janeiro, a Rocinha vai ter quatro cursos universitários à distância, com 190 vagas no total. Para concorrer a uma delas, é preciso se inscrever para o vestibular a partir desta quinta-feira, 15 de dezembro, até 5 de janeiro de 2012. A iniciativa é da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) / Consórcio Cederj, que oferece cursos universitários gratuitos, a distância, em todo o Estado do Rio de Janeiro.
A abertura do vestibular na comunidade é em caráter excepcional e vai beneficiar não só os moradores da Rocinha, mas também de comunidades vizinhas. Serão 50 vagas para Licenciatura em Pedagogia (Uerj), 40 vagas para Tecnologia em Sistemas da Computação (UFF), 50 vagas para Administração (Universidade Federal Rural) e 50 vagas para Tecnologia em Gestão de Turismo (Cefet).
O semestre letivo irá  começar no dia 28 de janeiro de 2012, quando será inaugurado o polo do Cederj na Rocinha, que funcionará em dois andares do prédio do Centro Esportivo da comunidade. Esta é uma grande oportunidade para a população dessas localidades buscar uma nova perspectiva de vida. Além do vestibular, a Fundação Cecierj vai oferecer o curso do pré-vestibular social, para quem não pode pagar um curso preparatório, e cursos profissionalizantes na Rocinha, com o CEJA Profissionalizante, que terá cursos a distância – diz o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.
Como se inscrever
Os interessados em participar do vestibular devem se inscrever exclusivamente pelo site da Fundação Cecierj (www.cederj.edu.br). A taxa de inscrição é no valor de R$ 63. O período para solicitar a isenção do pagamento da taxa de matrícula e para se inscrever no sistema de cotas vai de 15 de dezembro a 05 de janeiro. Todas as informações estão no edital do vestibular, disponível na página da Fundação Cecierj na internet.
A prova será realizada no dia 14 de janeiro de 2012. Em 28 de janeiro, a aula inaugural do polo do Cederj na Rocinha será transmitida para os 32 polos do Estado por vídeo-conferência e poderá ser vista pelos outros 5.433 alunos matriculados nos cursos universitários do Cederj. Faça sua inscrição.
Cursos gratuitos
Nos cursos universitários oferecidos pelo Consórcio Cederj, o aluno conta com material didático especialmente apropriado para  modalidade de ensino a distância. Todos os cursos são semipresenciais e é importante que o aluno comparecer ao seu polo de matrícula para estudar em grupo, fazer pesquisas na biblioteca, usar o Laboratório de Informática, fazer as provas e também para tirar suas dúvidas com os tutores. Os tutores estão preparados para orientar os estudantes, individualmente ou em grupo, em horas previamente marcadas, em relação ao conteúdo das matérias. Além disso, o tutor incentiva a participação nas atividades e orienta o aluno para a metodologia da educação a distância, enfatizando a necessidade de se adquirir autonomia na aprendizagem. O aluno também pode tirar dúvidas por um telefone gratuito 0800 ou pela internet.
Inscrição no link: