BIBLIOTECA VIRTUAL 2 DE JULHO

Biblioteca Virtual 2 de julho lançada hoje:12/12/2011


A partir de hoje (12/12), a Bahia ganha uma biblioteca temática e especializada na História da Bahia. A Biblioteca Virtual 2 de julho. que tem como coleção especial, o acervo do Dia 2 de Julho, data da independência da Bahia, será lançada na sala Katia Mattoso, da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, a partir das 18h.
O lançamento acontece dentro da programação do Seminário de História da Bahia: desafios e perspectivas, que visa fomentar o debate sobre a importância do ensino de história da Bahia para os alunos da rede pública do estado. Com a Biblioteca Virtual 2 de Julho, a Fundação Pedro Calmon/SecultBA dá mais um passo à era digital.
O acervo é composto por documentos do Arquivo Público do Estado, Centro de Memória da Bahia e das Bibliotecas Públicas, vinculadas a Fundação Pedro Calmon. A Biblioteca é uma biblioteca híbrida e funciona como uma biblioteca digital (disponibiliza conteúdos na integra para download), quanto como, biblioteca virtual (serviço de referência eletrônico ao disponibilizar apenas links e referências dos materiais)”.
Segundo a diretora da BV, como já foi carinhosamente apelida a Biblioteca Virtual, Cristina Santos “A BV traz publicações digitais por nós produzidas, acervo que se encontra em domínio público ou que foi devidamente autorizado pelos autores para publicação, assim como links e referências do material disponibilizado na Web referente ao tema”.
Objetivo e download – O diretor geral da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro de Araújo informa que o objetivo principal da Biblioteca Virtual 2 de Julho “é tornar acessível obras acerca da História da Bahia, inovando ao se posicionar como uma biblioteca multimídia, hipertextual e interativa, ressalta. Preservando e promovendo o acesso universal a uma ampla gama de fontes historiográfícas referentes à nossa história”, reforça.
Castro indica ainda que as bibliotecas virtuais possibilitam a construção de repositórios de dados organizados, disponibilizando uma variedade de serviços, novas sistemáticas de trabalhos, com o objetivo do pronto atendimento das necessidades informacionais dos pesquisadores e usuários. “Assim amplia-se as possibilidades de buscas, recuperação, disponibilização e compartilhamento, através do acesso universal ao conhecimento por meio local e remoto. A Biblioteca Virtual 2 de Julho será mais uma biblioteca integrante do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado”.
A Fundação Pedro Calmon presta, dessa forma, mais um serviço de disseminação e disponibilização de acervos, e informações relevantes capturadas, organizadas e sistematizadas na rede, para download dos conteúdos informacionais produzidos na FPC em formato eletrônico.