Novo portal: “Arquivos Históricos da Comarca do Rio das Mortes -Minas Gerais”




O projeto Fórum Documenta é resultado de convênios firmados entre a UFSJ, os fóruns de Oliveira, Itapecerica, Conselheiro Lafaiete e a prefeitura desta última, com financiamento da FAPEMIG e do Conselho Gestor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (CFDD), do Ministério da Justiça. Conta também com parcerias de cooperação técnica com o Arquivo Público Mineiro, Arquivo Nacional e Casa de Rui Barbosa. 

Foi desenvolvido pelos pesquisadores do Laboratório de Restauração e Conservação de Documentos e Obras Raras (LabDoc) da Universidade de São João del Rei - UFSJ que levaram 15 anos pesquisando o conjunto documental do processo-crime, de 1833, de mais de quatrocentas páginas. Este relata a história da maior rebelião escrava que ocorreu nas Minas Gerais, nas fazendas da família Junqueira, localizadas no curato de São Tomé das Letras, freguesia de Carrancas e comarca do Rio das Mortes. Este processo-crime foi instaurado a partir da denúncia de Gabriel Francisco Junqueira, futuro barão de Alfenas, em virtude das mortes de seus familiares, executadas pelos escravos.

A página eletrônica apresenta 14 bancos de dados disponíveis para downloads e nela encontram-se entre os arquivos processos criminais e cíveis, inventários, testamentos e livros de variados assuntos como registros de atas, listas de jurados e procurações.