Primeiro Seminário do projeto do Museu Digital da Memória Afro - Brasileira

Breve Histórico  

Aqui segue uma breve descrição de nosso projeto, cuja Home Page, ainda em está em construção, é www.arquivoafro.ufba.br O propósito do primeiro Museu Digital da Memória Afro-Brasileira é disponibilizar e intercambiar cópias de documentos por internet, reunindo num só acervo documental digital os fundos de arquivos relativos aos Estudos Afro-Brasileiros que hoje se acham dispersos em várias instituições e coleções privadas, tanto nacionais como internacionais.
Este projeto se inicia como uma iniciativa de pesquisa e extensão do Programa Fábrica de Idéias, hoje lotado no Centro de Estudos Afro-Orientais/CEAO da UFBA, em parceria com outras universidades nacionais (sobretudo UFPE, UFMA, UERJ e UEFS e estrangeiras, bem como com arquivos e fundos documentais tanto nacionais quanto internacionais. Para tal, contamos ainda com a participação de pesquisadores de outras unidades e instituições, a exemplo da Faculdade de Educação da UFBA, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano /UFRB, do Arquivo Histórico de Moçambique (AHM), e o apoio da Associação Brasileira de Antropologia/ABA.
Propor a construção de museu totalmente virtual para o resgate da memória afrobrasileira é também uma estratégia para fomentar a relação entre a Universidade, museus físicos, os centros de pesquisa e a sociedade. Em um sentido mais geral, nosso objetivo é também a criação de melhores condições para a institucionalização e o fortalecimento em nível de pesquisa dos Estudos Étnico-Raciais.
 

Nossos propósitos são: 1. Digitalizar documentação, acervos particulares, inventariar memórias vivas das culturas afro-descendentes;
2. Estimular a produção de tecnologias sociais; e ferramentas interativo-colaborativas que possibilitam ampliar a construção de novas bases de dados e fontes para pesquisadores interessados na temática dos estudos étnicos e africanos e áreas afins;
3.Desenvolver em parceria com diversos arquivos e pesquisadores um ambiente/plataforma, (posteriormente um software para fins educativos) para a preservação de arquivos no Brasil e na África (sobretudo, em Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, Angola e Senegal). 
 

Nosso Lema: Generosidade digital, isto é, a idéia de um museu sem dono; Repatriação digital, ou seja, incentivo a que os arquivos retornem a seus locais de origem; Doação digital e preservação da Memória das populações subalternizadas.

 Contato via e-mail (arquivoafro@ufba.br) ou telefone (71) 3283-5509.