REVOLTA DOS ALFAIATES


Provável autoria de Lucas Dantas, preso entre 12 e 25 de agosto, acusado de lutar pela igualdade e assassinado na praça da Piedade em 8 de novembro de 1799.

Segunda, 16 de novembro, às 22h

Revolta dos Alfaiates

O programa desta segunda-feira fala sobre um dos momentos mais importantes da história do país: a Revolta dos Alfaiates. O processo dramático e violento que pôs fim a Revolta, também conhecida como Inconfidência Baiana, está completando 210 anos. A Conjuração Baiana foi o movimento separatista mais radical do Brasil Colônia. Além de alfaiates, participaram da revolução sapateiros, bordadores, ex-escravos, padres, médicos e advogados.
Com a mudança da capital brasileira de Salvador para o Rio de Janeiro, em 1763, menos recursos foram destinados à cidade baiana. Além disso, o aumento dos impostos e as exigências das colônias contribuíram para piorar as condições de vida da população local. Insatisfeitos, em 1798, diversos setores de classes média e baixa decidiram se reunir e lutar pela instalação de um governo democrático e independente de Portugal.
No entanto, a violenta repressão metropolitana conseguiu desarticular o movimento, que nem chegou a se concretizar. Os membros da elite que estavam envolvidos foram condenados a penas mais leves ou tiveram suas acusações retiradas. Em contrapartida, os populares que encabeçaram o movimento conspiratório foram presos, torturados e, ainda outros, mortos e esquartejados.
Para comentar sobre este episódio histórico, participam do programa a historiadora Maria Helena Flexor, os historiadores Luiz Henrique Tavares, Patricia Valim e Joel Rufino, o jornalista e historiador Marco Morel, e para finalizar, o ritmo tipicamente baiano do grupo Olodum
O programa é o De lá pra cá, na TV Brasil, às 22h00, segunda-feira, 16/11 - reprisado aos domingos às 18h00.