CONVERSANDO COM SUA HISTÓRIA, HOMENAGEM A PROFESSORA CONSUELO NOVAIS SAMPAIO



O Centrode Memória da Bahia (CMB) realiza nos dias 11 e 12, o projeto Conversando com a sua história, em homenagem a historiadora Consuelo Novais Sampaio, falecida em outubro de 2013. O evento é aberto ao público e acontece na Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris), local onde Consuelo trabalhou de 2003 a 2011, enquanto diretora do mesmo CMB - órgão vinculado a Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA).

A atividade será realizada na quarta e na quinta da próxima semana. No primeiro dia (11), às 19h, Paulo Novais Quadros, Zulu Araújo, Nelson Leal, Fabíola Mansur, João Carlos Salles, Joaci Góes e Eduardo Moraes de Castro rendem homenagem à professora. Já na quinta-feira (12), às 17h, é a vez de Gino Negro, Paulo Santos Silva e Vinícius Jacob apresentarem a vida e as obras nesta edição especial do Conversando - projeto criado em 2003, pela própria Consuelo Novais Sampaio. Ela também foi responsável pela criação do Memorial dos Governadores Republicanos da Bahia, localizado no Palácio Rio Branco, centro de Salvador.

Walter Silva é o atual diretor do CMB e trabalhou com a "professora Consuelo" (como com carinho é referenciada) no Centro de Memória por anos. Ele ressalta a contribuição que as pesquisas da homenageada deram à história da Bahia. "Consuelo se constitui um verdadeiro bastião da preservação da memória e difusão da história do nosso estado. Homenageá-la é celebrar as pessoas que doaram suas vidas em prol da história e da memória da Bahia", acrescenta Walter.

Consuelo Novais Sampaio foi formada em história pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), conclui mestrado em 1973 (Ufba) e na The Johns Hopkins University (1979); doutorado na The Johns Hopkins University (1979) e foi pós-doutorado em História do Brasil República pela Universidade da Califórnia.
Acumulou ao longo de sua trajetória acadêmica uma série de prêmios em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos. Consuelo também é autora dos livros "Canudos: Cartas para o Barão", "Pinto de Aguiar - Audacioso Inovador", "O Poder Legislativo da Bahia - Primeira República 1889-1930" e "50 Anos de Urbanização: Salvador da Bahia no Século XIX".

Centro de Memória da Bahia (CMB), localizado na Avenida Sete de Setembro, tem como objetivo a difusão da história da Bahia, através da preservação e ordenação de arquivos privados e personalidades públicas, bem como a realização de exposições, seminários e cursos de formação gratuitos. O Memorial dos Governadores Republicanos da Bahia, localizado no Palácio Rio Branco, e a Casa de Cultura Afrânio Peixoto, em Lençóis, são espaços sob a supervisão da unidade. O CMB funciona de segunda a sexta das 8h30 às 17h30.


Serviço
Quando: 11/12, 19h e 12/12, 17h.
Onde: Biblioteca Central do Estado da Bahia