A
concretização das I Oficinas Luso-Afro-Brasileiras no Porto em outubro de 2016
constituiu a primeira iniciativa conjunta do Programa de Pós-graduação em
História da Universidade do Estado da Bahia e o CITCEM (Centro de Investigação
Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória) decorrente do protocolo de
intercâmbio e parceria científica entre as duas instituições. Conforme está
espelhado na cláusula segunda desse protocolo, o objetivo é o desenvolvimento
de projetos conjuntos, tendo em vista a realização de pesquisas em campos
específicos, o intercâmbio de estudantes e docentes, a candidatura a programas
internacionais, a organização de seminários e outros eventos, a permuta de
trabalhos e resultados científicos.
A
afinação desta parceria levou-nos à identificação de temáticas científicas
sobre as quais valia a pena investirmos, face à existência de investigadores
que de um e outro lado do Atlântico sobre elas trabalhavam, quer para facilitar
e realização de encontros temáticos onde fosse possível concretizar “pontos de
situação” ou responder a problemas sobre os quais interessava trocar
experiências. Foram assim identificados quatro temas em que irão centrar-se os
encontros científicos anuais a realizar na Bahia e no Porto: História, Memória
e Património luso-afro-brasileiros; História da Educação e Ensino da História;
História e Cinema; Redes Comerciais Atlânticas.
Transformando
o I Encontro num espaço aberto onde as várias temáticas pudessem ser abordadas,
e neste aspeto diferente da estrutura monotemática que se pretende para os
seguintes, procurou-se encontrar intervenientes que partilhassem alguns dos
seus trabalhos ou perspectivas sobre as temáticas que tinham sido identificadas
como aproximativas dos interesses científicos de ambas as partes.
A
Educação Histórica é uma linha de investigação que tem focado a sua atenção nos
princípios, fontes, tipologias e estratégias de aprendizagem em História,
seguindo o pressuposto de que a qualidade das aprendizagens exige um
conhecimento estruturado e sistemático das ideias dos alunos, por parte de quem
ensina. Eu acrescentaria o interesse em conhecer as competências de literacia
histórica dos professores para se compreender a forma como estes desenvolvem
nos alunos um conjunto de competências de interpretação e compreensão do
passado relevantes para a formação da consciência histórica.
Faça o download: http://www.citcem.org/publicacoes/do-citcem