"VI Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo da Bahia"



O Fórum Internacional 20 de Novembro está com inscrições abertas para oficinas e minicursos, a partir desta quinta-feira, 11 de outubro. As vagas são limitadas e podem ser feitas na página eletrônica do evento. Primeiro, é necessário fazer o cadastro no Fórum e depois optar pela oficina ou/e minicurso.
A construção do berimbau, stencial, percussão, poesia, grafite, break , o alimento como um fator de interação social: experiências com o Kefir e repensando o SUS são algumas das oficinas ofertadas durante o Fórum. Já os minicursos apresentam temas como cultura e educação no recôncavo e indicadores sociais e de saúde numa perspectiva de raça e gênero.
O Fórum Internacional 20 de Novembro é uma dos mais importantes eventos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Entre os dias 21 e 23 de novembro, o campus de Cruz das Almas, a 146 km de Salvador, será palco do evento, com convidados de várias nacionalidades debatendo política, relações raciais, sexualidade, gênero e direito à saúde.
O Fórum 20 de Novembro conta ainda com diversas palestras. Entre os convidados, Ângela Davis, integrante do Panteras Negras e do Partido Comunista dos Estados Unidos, personagem de um dos mais polêmicos e famosos julgamentos criminais da recente história americana; o pró-reitor de Políticas de Ações Afirmativas da Universidade de Washington, Luis Fraga, e; o presidente do Benin e da União Africana, Boni Yayi. Ângela irá participar da conferência de abertura, intitulada "raça, gênero, classe: uma tríade inseparável nas políticas de empoderamento das populações negra", em 21 de outubro. O presidente do Benin, Yayi, falará sobre o Brasil na diáspora africana. Encerrando o encontro, Fraga discutirá a "equidade e excelência: conceitos complementares".
A data que dá nome ao evento, Dia da Consciência Negra, é uma celebração da vida de Zumbi dos Palmares, personagem marcante da história brasileira na luta pelo fim do regime escravocrata que durou 358 anos. Formada por 84,3% de afrodescendentes autodeclarados, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) transformou a ocasião em um dos principais marcos do seu calendário. Na programação, o Fórum Internacional 20 de Novembroincluirá ainda o VI Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo.