EXPOSIÇÃO: NAUFRÁGIOS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS



Na próxima sexta-feira (26 de outubro), às 10h, o Gabinete Português de Leitura abrirá a exposição “Naufrágios na Baía de Todos os Santos”. A iniciativa faz parte da III Semana da Baía de Todos os Santos e segue até o dia 1º de novembro. A data registra a descoberta da BTS, em 1501, quando nela entrou a expedição comandada por Gonçalo Coelho, um ano e meio após o Descobrimento do Brasil.
A mostra é baseada no livro “Naufrágios e Afundamentos na Costa Brasileira” do engenheiro e professor José Góes de Araújo, onde o público irá conhecer, através de um grande mapa horizontal, os pontos exatos onde ocorreram os naufrágios, assim como as datas, navios e suas bandeiras (países de origem).  Na ocasião, o engenheiro falará sobre os aspectos históricos, geográficos e técnicos desses naufrágios como, por exemplo, os referentes aos diversos barcos holandeses afundados em batalhas navais, ocorridas no século XVII.
 De acordo com o professor Adinoel Motta Maia, coordenador da III Semana BTS, a exposição é importante para ampliar os estudos sobre a navegação marítima. “Por séculos, desde o seu descobrimento, o Brasil tem dependido dos navios para o escoamento de seus produtos e seu consequente desenvolvimento econômico. A nossa História é rica em naufrágios que se tornaram famosos, como aquele que sofreu o donatário da Capitania Hereditária da Baía de Todos os Santos, Francisco Pereira Coutinho, na costa de Itaparica, devorado pelos índios tupinambás. Dessa forma, vale a pena visitar a exposição".
Dando prosseguimento a agenda, nos dias 29, 30 e 31 de outubro, das 17 às 18 horas, no auditório do GPL, serão realizadas leituras públicas de livros sobre a Baía de Todos os Santos. Trata-se de uma prática européia que o Gabinete introduz na Bahia, proporcionando oportunidades de contato dos escritores com seus leitores. Professores e escritores com livros publicados sobre a BTS podem entrar em contato com o Gabinete para fazer a leitura de seus livros e inserir as obras na exposição. Uma Missa em Ação de Graças a Todos os Santos, no dia 1º de novembro, na Igreja de São Pedro (Praça da Piedade), às 8 horas, encerrará a programação.


26 de outubro, às 10h, abertura da exposição Naufrágios na Baía de Todos os Santos; 

29, 30 e 31 de outubro, das 17 às 18 horas - Leituras públicas de livros sobre a Baía de Todos os Santos; 

1º de novembro, às 8h, na Igreja de São Pedro - Missa em Ação de Graças a Todos os Santos.