O CHARME DISCRETO DE UM HOTEL NO CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR





O Villa-Bahia – reconhecido pelo mais famoso site internacional de hotéis Trip Advisor como o melhor do Brasil - não faz parte dos hotéis que se preocupam em aparecer nas colunas sociais. 
No entanto, a lista das personalidades que freqüentam este estabelecimento é longa e variada.  Cantores, músicos e compositores de sucesso, como Yamandu Costa, Morais Moreira e Ricardo Castro, escritores como Ariano Suassuna, Tatiana Salem Levy, Fariba Hchtroubi, Fátima Bhutto, e mais Alexandre Coste, filho do Príncipe Albert de Monaco, o embaixador da França e recentemente, dois famosos futebolistas internacionais: Éric Cantona, hoje, ator de cinema, e Lilian Thuram e sua família.       
Por falar neste jogador, todos os funcionários do hotel ficaram impressionados com a simplicidade e educação dos dois filhos que, mesmo para pedir água, pediam licença aos pais e nunca esqueciam de agradecer o garçom. 
Belo exemplo para nossa classe média que ainda se comporta como no século XIX escravagista.
Em total harmonia com o espírito do bairro tombado pela Unesco, o Hotel Villa-Bahia foi instalado a vinte metros do magnífico convento de São Francisco em dois belos casarões. 
No mais antigo, acaba de ser descoberto um mikvé, banho ritual judeu cujas características são do século XVII, o que deve levar os estudiosos a uma profunda revisão histórica das relações entre judeus e cristãos.
Os 17 apartamentos conservam o charme da hotelaria tradicional francesa, charme esse completado por um pequeno e sofisticado restaurante sob os cuidados do chefe baiano Guto Lago, com longa experiência em grandes restaurantes europeus.  
 Fui convidado pelo diretor Bruno Guinard, com alguns poucos privilegiados gourmets franceses, a experimentar o novo cardápio.  
Entre o pirarucu em crosta de ervas, a coxa de pato e o filé de robalo, confesso que hesitei... até escolher um delicioso carré de carneiro com cuscuz marroquino. Um dos pontos fortes do chefe é a excelência das sobremesas. De se lamber o prato!
Se os preços da carta não são para todos os bolsos, sugiro o menu do almoço executivo, de segunda a sexta-feira. Para R$34,00, terá direito a um um prato principal, uma sobremesa e um café. Duvido que encontre algo da mesma relação qualidade/preço em toda a cidade.
Não duvide: o restaurante do Villa-Bahia será em breve reconhecido como o melhor de Salvador...

Acesse: HOTEL VILLA BAHIA