Rede estadual oferece 3.200 vagas para professor


Será publicado em breve edital de abertura do concurso que vai selecionar 3.200 professores para a Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Serão oferecidas oportunidades em todo o Estado. A remuneração inicial é de R$ 801. A carga horária prevista é de 20 horas.
A instituição responsável pela organização do concurso já foi contratada pela Secretaria da Administração (Saeb). O Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/Unb) vai elaborar, aplicar e corrigir as provas.
O concurso vai oferecer vagas para candidatos com diploma de licenciatura plena emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A relação de disciplinas e a distribuição de oportunidades por região só serão conhecidas após o lançamento do edital de abertura. A seleção terá três etapas: prova objetiva, redação e avaliação de títulos.
Para que os professores aprovados possam ser convocados ainda este ano, o resultado do concurso terá  que ser homologado até 4 de julho, conforme determina a Lei Eleitoral. Como não há tempo suficiente, a responsabilidade pela convocação dos candidatos será repassada para a próxima gestão.
Segundo a assessoria de comunicação da Saeb, órgão responsável pela gestão de recursos humanos na administração estadual, a verba necessária  para a contratação dos novos professores já está garantida. Isso pode ajudar a evitar impasse semelhante ao provocado pelo último concurso para coordenador pedagógico da rede estadual, realizado em 2005. Nem todas as 800 vagas oferecidas foram preenchidas até agora. E o prazo de validade do resultado está quase terminando.
Leia reportagem completa na edição impressa do Jornal A Tarde desta terça-feira, dia1º, ou, se você é assinante, acesse aqui a versão digital.