CARTA ABERTA À SOCIEDADE BAIANA


Encontra-se paralisadas desde o dia 01 de junho do presente ano todas as atividades do campus universitário da UNEB de Santo Antonio de Jesus em virtude da ocupação feita pelos/as estudantes nas instalações físicas da referida instituição. A proposta desta ocupação é chamar a atenção da sociedade baiana, da instituição, autoridades competentes e do Governo do Estado da Bahia para a situação de calamidade vivenciada pela Universidade do Estado da Bahia e demais instituições de ensino superior público no estado (UEBA’s).
A iniciativa de tal ocupação feita pelos/as estudantes mobilizados/as deve-se ao clima de deflagração de GREVE criado dentro da instituição nas ultimas semanas por parte dos/as professores/as por conta do descompromisso do Governo do estado em negociar com a categoria. Após deliberação do sindicato dos/as professores/as em aprovar o ESTADO DE GREVE, que significa uma “preparação para a greve”, os/as estudantes acampados na Universidade, desde o dia da Assembléia docente (01/06), avaliam que o ritmo da mobilização deve ser tomado através da construção de um calendário de lutas, aliado a interrupção de todas e quaisquer atividades no campus universitário, por tempo indeterminado. Os/as estudantes organizados/as e mobilizados/as sentem cotidianamente os golpes desferido a UNEB nos últimos anos. Isso refere-se à realidade de calamidade que vive a educação superior publica no estado, na qual faltam os instrumentos básicos para a execução das atividades acadêmicas, tais como PROFESSORES/AS, estrutura física e assistência estudantil. A carência destes instrumentos é tamanha, apesar de se tratar da maior Universidade multi-campi do Norte/Nordeste, potencializadora do ensino superior no interior da Bahia e histórica instituição formadora de professores/as atuantes na educação do Estado, tendo este quadro ainda mais agravado com a existência de cursos de licenciatura sem profissionais para garantir o ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Diante da lamentável situação, que cada vez mais se agrava, e da irresponsabilidade dos gestores do Governo do Estado da Bahia em dirimir tal situação, o movimento organizado SAI EM DEFESA DA UNIVERSIDADE e exige negociação já. Desta forma, o campus V da Universidade do Estado da Bahia, situado na cidade de Santo Antonio de Jesus, micro-região do Recôncavo Baiano, encontra-se paralisado mediante ocupação estudantil nas dependências da instituição.

POR MELHOERS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO DA UNIVERSIDADE EXIGIMOS: ATENÇÃO À DEMANDA DE PROFESSORES/AS CONCURSO PÚBLICO JÁ! ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EFETIVA. REVOGAÇÃO DA FAMIGERADA LEI 7176/97. Santo Antonio de Jesus, 04/06/2010
Movimento Estudantil do Recôncavo Baiano.