A jornalista Cleidiana Ramos recebe, no Ceará, o prêmio na categoria mídia impressa

 
O caderno especial Produtores de Owó, publicado na edição de 20 de novembro de 2009 do Jornal A TARDE, levou nesta segunda-feira, 14, à noite o prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo Nacional na categoria mídia impressa. O caderno já havia sido premiado em âmbito regional. Novamente, o jornal cearense O Povo dividiu a primeira colocação com o jornal baiano, pela série trilogia Autoestima Cearense.
Produtores de Owó (clique aqui para ler o material na íntegra) trouxe uma série de reportagens que mostram a importância da força de trabalho da população negra para a economia baiana. “A importância desse prêmio é dar visibilidade ao poder de trabalho dos afrodescendentes para a economia. São pequenos negócios que geram milhões“, analisou a jornalista Cleidiana Ramos, responsável pelo caderno especial.
Finalistas - Cleidiana representou o Grupo A TARDE na cerimônia de entrega dos prêmios regionais, realizada em Fortaleza (CE), quando também foram divulgados os resultados da premiação nacional. Produtores de Owó concorreu com quatro finalistas. O prêmio foi de R$ 13 mil. Em todas as categorias, foram 139 trabalhos inscritos no prêmio.
Para o caderno, Cleidiana contou com uma equipe de mais cinco jornalistas: os repórteres Meire Oliveira, Alana Fraga, Juracy dos Anjos e Tassia Correia, e o fotógrafo Haroldo Abrantes. O projeto gráfico ficou por conta do designer gráfico Axel Augusto. 
O grande diferencial veio do diálogo com os movimentos sociais e gestores públicos. “Teve todo um trabalho de pré-apuração junto com os representantes. A gente discutiu a pauta com eles. Fazemos isso desde 2008 nos cadernos do Dia da Consciência Negra“, afirmou Cleidiana.
Ela destacou que há sete anos A TARDE aposta em reportagens, inclusive com valor didático, para a valorização da cultura afrodescendente no Estado.

http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=3615287