Museus lançam portal de trabalho

 
 
Centros e Museus de Ciências do Estado de São Paulo inauguram amanhã, 23 de junho, o portal virtual de trabalho para integrar os serviços da rede. O evento de lançamento é gratuito e acontece no Memorial da América Latina, em São Paulo, das 14h às 17h30, no decorrer do II Encontro Paulista de Museus. Inscrições no local. Seguindo a tendência dos ‘softwares livres’, que minimiza custos de desenvolvimento e manutenção de websites, o Portal de Museus vai aproveitar elementos da internet colaborativa. O objetivo é viabilizar um ponto de encontro virtual, onde as instituições possam trocar informações qualificadas sobre fornecedores, exposições, agenda, prototipagem, entre outros.“A lógica é que todas as informações sejam públicas”, disse André Garcia, Agente de Comunicação do Museu Exploratório de Ciências Unicamp, responsável pelo desenvolvimento do ambiente. Assim, profissionais e dirigentes ligados a museus de ciências poderão alimentar o site com informações relevantes para aperfeiçoar, qualificar e fortalecer as unidades. A participação de todas as instituições envolvidas é fundamental para o sucesso do portal. Segundo André, mais importante que a funcionalidade da plataforma é o seu conteúdo, responsabilidade dos futuros usuários. Na ocasião, o presidente da Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia na América Latina e Caribe (Red-POP), Joaquim Fargas, e o Secretário da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC), Marcelo Firer, também apresentarão uma série de experiências cotidianas, vivenciadas pelas unidades de divulgação científica. 

Sobre a Rede de Centros e Museus De Ciência

Constituída a partir do I Encontro de Centros e Museus de Ciências do Estado de São Paulo, que reuniu, em maio de 2010, mais de 80 dirigentes e representantes no Auditório do Instituto Oceanográfico na Universidade de São Paulo (USP), a rede articula uma série de iniciativas que possam contribuir para o crescimento e o desenvolvimento das instituições de divulgação científica.
 
Sobre o II Encontro Paulista de Museus

O II Encontro Paulista de Museus 2010 dá continuidade à primeira edição realizada em 2009 com a presença de 950 participantes e 289 municípios paulistas, além da participação de profissionais e dirigentes de outros estados brasileiros. Tendo nesta sua segunda edição o Tema Central: “Ser diferente. Fazer diferença”, o evento terá, novamente, a presença de especialistas renomados em uma programação, cujo propósito é estimular profissionais e dirigentes da área de museus a refletir sobre as possibilidades de transformação e crescimento existentes em sua atividade.
 
Programação
14h00 às 15h45
Mesa redonda: “Redes de Museus de Ciências: Experiências pela Ótica da RedPop e ABCMC”
Convidados:
Joaquin Fargas – Presidente da Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia na América Latina e no Caribe (Red POP)
Marcelo Firer – Secretário da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC)
16h00 às 17h30
Lançamento e apresentação do Portal dos Museus e Centros de Ciências do Estado de São Paulo
Convidado:
André Garcia – Agente de Comunicação do Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
 
Camila Delmondes
Assessoria de Imprensa
(19) 3521 1729