Festa de Nossa Senhora da Boa Morte 2009

A Festa anual da Secular Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte de Cachoeira, Cidade Histórica e Monumento Nacional acontecerá nos dias 13,14 e 15 de agosto. A festa de Nossa enhora da Boa Morte é considerada como a mais importante manifestação sincrética religiosa da Bahia, que une rituais essencialmente católicos com elementos do culto afro-brasileiro.
Os tradicionais festejos da irmandade composta por mulheres afrodescendentes com idade acima de quarenta anos, começa no dia 13 com o ritual do traslado do esquife de Nossa Senhora, às 18 horas, com saída do anexo da Capela d'Ajuda que pertence à Boa Morte, com destino à capela da Irmandade na Rua 13 de Maio, onde haverá uma celebração religiosa em memória das falecidas. Nesse dia, as irmãs vestem-se de branco em sinal de luto. Em seguida, as Irmãs participam da Ceia Branca com familiares e convidados. A ceia é composta por alimentos à base de peixe e frutos do mar, pão e vinho. Os pratos não levam azeite de dendê por isso é denominada de Cia Branca.
No dia 14, segundo dia da festa que costuma atrair um grande número de turistas, principalmente afroamericanos, as integrantes da Irmandade usam a beca com saia preta plissada, blusa branca bordada, cobram os cabelos com um lenço branco brodado chamado biôco. Elas usam também um chale de veludo que possui duas faces: uma preta e outra vermelha. Durante o ritual da procissão que simbloza o enterro de Nossa Senhora, as irmãs usam o chale com a face preta à mostra. A procissão do enterro de Nossa Senhora sai às 19 horas da igreja da Irmandade e pecorre as principais ruas do centro histórico de Cachoeira seguida de filarmônicas que tocam marchas fúnebres.

No dia 15, o último dia das celebrações religiosas públicas, acontece a grande procissão festiva da Assunção de Nossa Senhora. O cortejo sai da igreja da irmandade após a missa, marcada para ás 8 horas. Nesse dia, considerado o ponto alto da programação religiosa, as integrantes da irmandade vestem a beca, usam, jóias e deixam à mostra as contas de sues orixás, além de deixar a face vermelha do xale exposta. Esta manifestação religiosa é marcada pelas cores das flores que decoram o andor de Nossa Senhora da Glória, foguetório e muita alegria. Para as irmãs, é o dia da Ressurreição de Nossa Senhora e por isso é festejado com muita alegria. Após a procissão, as irmãs trocam o traje de gala por saias coloridas e blusa branca. Todas participam do samba de roda em homenagem à Nossa Senhora. A irmandade oferece a todos os presentes um farto banquete com feijoada, assados e saladas.

No dia 16, a Irmandade oferece à população, o tradicional escaldado com diversos tipos de carnes, verdura e pirão. O samba de roda tabém se apresenta e todos que quiserem pode sambar. A partir das 18h
No dia 17, também a partir das 18h, a festa continua com o samba de roda de Nossa Senhora ea distribuição de caruru e mungunzá.(Foto da Ceia Branca. Autor: Jomar Lima)

ACESSE: www.alzirajornalista.blogspot.com