"CONVERSANDO COM A HISTÓRIA"

Aula destaca a importância da Revista Porto de Todos os Santos para a cultura do Estado.

A 7ª edição do Conversando com sua História da Fundação Pedro Calmon/Secult traz para a Biblioteca Pública do Estado o historiador Luís Henrique Dias Tavares. Na próxima terça-feira (11/8), às 17h, o professor abordará a importância para a cultura baiana da Revista Porto de Todos os Santos, criada pelo DESC (Departamento de Educação Superior e Cultura) e considerada documento raro da história da Bahia.

A aula “A Revista do DESC (1967-1968)” será “uma síntese de cada um dos dois números da Revista Porto de Todos os Santos. A revista n.º 2 tornou-se uma raridade, pois com o Ato Institucional n.º 5 ela foi toda recolhida”, resume o palestrante, referindo-se ao quinto decreto emitido durante o regime militar brasileiro. Considerado o mais abrangente e autoritário de todos os outros atos institucionais, o AI-5 entrou em vigor no dia 13 de dezembro de 1968.

O DESC foi criado pelo prof. Anísio Teixeira e teve como primeiro presidente o médico e intelectual Heron de Alencar, idealizador da página cultural do jornal A Tarde. Atualmente, as duas publicações da revista são consideradas raridades. “Na ocasião, o prof.º Luís Henrique Dias Tavares doará ao Centro de Memória dois exemplares deste documento raro da história da Bahia”, ressalta a diretora do Centro de Memória, Consuelo Novais Sampaio.

Pós-doutor pela University College of London (1985), Luís Henrique Dias Tavares é professor emérito da Universidade Federal da Bahia e orientador no Doutorado em Educação da Faculdade de Educação da UFBA. Tavares é também autor de vários livros e artigos. Dentre as publicações, destacam-se: Da Sedição de 1798 à Revolta de 1824 (2003); O primeiro século do Brasil (1999); Comércio proibido de escravos (1988); e História da Bahia (1959). Durante a década de 60, Tavares foi também diretor do Arquivo Público da Bahia.

Curso - Com aulas gratuitas ministradas por importantes historiadores e pesquisadores, o curso Conversando com sua História, promovido desde 2002, pelo Centro de Memória, unidade da Fundação Pedro Calmon/Secult, tem como objetivo promover a História da Bahia e se estende até o mês de outubro, sempre às terças-feiras. Entre os próximos temas que serão debatidos estão: o trabalho visual de Pierre Verger, o pensamento de Nina Rodrigues, a política de J.J. Seabra e Rui Barbosa, entre outros.

Fonte: www.cultura.ba.gov.br