PALESTRAS

Família de Thales de Azevedo doa acervo pessoal para FPC

A Biblioteca Pública Thales de Azevedo, no bairro Costa Azul, ganhará no dia 26 de agosto o acervo particular do seu patrono. A doação será realizada pela família de um dos nomes de referência das Ciências Sociais Brasileiras à Fundação Pedro Calmon (FPC)/Secult. Denominada Coleção Thales de Azevedo, o acervo bibliográfico e documental representa a importância da preservação da integridade e identidade da obra literária do autor.

O Acervo Thales Azevedo é composto de três blocos de materiais: as obras publicadas, o acervo documental e a biblioteca pessoal do autor. A Obra Publicada reúne livros e artigos de Thales de Azevedo, em um conjunto de 30 livros, mais de 300 artigos especializados e aproximadamente 1.500 artigos de jornais. O Acervo Documental é formado por notas do autor, textos não publicados; documentos pessoais, como atestados e diplomas, diários e agendas; correspondência; documentos de terceiros, informações sobre associações e instituições, encontros e congressos; fotos. A Biblioteca de Consulta é composta de alguns milhares de itens (estimativa de 8 mil), entre livros, pequenas publicações avulsas, números de periódicos especializados e outros impressos, comprados ou ganhos pelo pesquisador e usados para leitura e consulta. Esta coleção conte publicações brasileiras e estrangeiras que datam da década de 1920 até mais de 1990.

“Essas publicações contribuem para o conhecimento do que se leu e pensou no Brasil sobre as ciências sociais e a vida brasileira, no referido período, bem como de influências do exterior na produção brasileira e dos ciclos temáticos que pontuaram aquela época”, assinala Maria Brandão Azevedo, filha de Thales de Azevedo.

Além da inauguração do setor que abrigará a coleção, o evento, a partir das 14h30, contará com o Seminário A Bahia segundo Thales de Azevedo, com a participação do diretor-geral da FPC, Ubiratan Castro de Araújo, do prof. da UFBA, Paulo Ormindo Azevedo, com o tema As duas histórias da cidade do Salvador e do historiador, João José Reis, com o tema Thales, historiador do cotidiano. Para encerrar a atividade haverá o lançamento da edição comemorativa do livro Povoamento da Cidade do Salvador, que foi publicado pela primeira vez em 1949.

Ao longo da sua vida, Thales de Azevedo se ocupou de variados assuntos, destacando-se nos temas: medicina, história social, relações raciais, imigração, catolicismo popular, relações Estado - Igreja, caráter nacional, ideologia, cotidiano, entre outros. “Com a doação do seu acervo, todo esse leque de conhecimento fica a disposição de estudantes, pesquisadores, professores, historiadores e o público em geral que desejem se aprofundar nas ciências humanas e sociais”, ressalta o historiador Ubiratan Castro de Araújo.

Os palestrantes:

Paulo Ormindo David de Azevedo possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em Perfezionamento Per Lo Studio Dei Monumenti pela Università degli studi di Roma Tre. Atualmente é professor titular da UFBA.

João José Reis é Doutor em História pela University of Minnesota, Professor Titular do Departamento de História da Universidade Federal da Bahia e autor de livros premiados como A morte é uma festa, Negociação e Conflito: A Resistência Negra no Brasil Escravista, e o mais recente Domingos Sodré – Um sacerdote africano.

Biblioteca Pública Thales de Azevedo - Localizada próxima ao Parque Costa Azul, a Biblioteca Thales de Azevedo atende a crianças, jovem e adulto nos setores infantil, periódicos, pesquisa e empréstimos, além de um centro de referência da cultura norte-americana, através de uma parceria com o Consulado dos Estados Unidos. Cerca de vinte mil obras compõem o acervo da biblioteca, que também promove, diariamente, variadas atividades culturais gratuitas para todos. São oficinas, palestras, exposições e contação de histórias, de segunda a sexta, das 9h às 17h. Rua Adelaide Fernandes da Costa, s/n, Costa Azul. Tel.: 3116-5891 /5895

SERVIÇO

O quê: Seminário A Bahia segundo Thales de Azevedo

Onde: Biblioteca Pública Thales de Azevedo (Rua Adelaide Fernandes da Costa,s/n –Costa Azul)

Quando: Dia 26 de agosto (quarta-feira), às 14h30.

Entrada: Gratuita

Informações: (71) 3116 -5895 / 3116-5891

Mais informações:ASCOM Fundação Pedro Calmon: (71) 3116-6918 / 6676