Dia da Escravatura: ILHA DE MOÇAMBIQUE ACOLHE COMEMORAÇÃO

Ilha de Moçambique acolhe comemorações

A ILHA de Moçambique acolhe este domingo as cerimónias centrais de comemoração do dia 23 de Agosto - Dia Internacional da Abolição da Escravatura, efeméride proclamada pela UNESCO em 1997. As cerimónias serão presididas pelo Vice-Ministro da Educação e Cultura, Dr. Luís Covane.

As actividades comemorativas vão decorrer na vila de Mossuril e na cidade da Ilha de Moçambique, contemplando a limpeza e colocação de placas de identificação de locais históricos e testemunhos de tráfico de escravos, palestras, exibição de manifestações culturais, com ênfase à peça de teatro sobre escravatura, cujo palco estender-se-á da Vila de Mossuril à Ilha de Moçambique, atravessando a baía através de embarcações.

A institucionalização desta data, de acordo com um comunicado do Ministério da Educação e Cultura (MEC), prende-se com o reconhecimento internacional sobre os impactos do tráfico de escravos em África, e a necessidade de promover a reflexão e estudo sobre este facto e sobretudo, o imperativo de criar e implementar uma abordagem positiva dos impactos da escravatura, como fenómeno que propiciou a aproximação de culturas, pessoas, o que constitui pressupostos para a maior solidariedade e cooperação entre os povos para o desenvolvimento social e económico. .
Para além da população e autoridades nacionais aos diversos níveis, os convidados de honra nestas comemorações, como foi o caso em 2007, são as delegações oficiais das Ilhas Reunião e Maurícias.

Para o efeito, já se encontra em Moçambique a delegação da Ilha Reunião, chefiada pelo senhor Jean-René Dreinaza, director da Cultura e Desporto no Conselho Geral da Ilha Reunião. Enquanto isso, aguarda-se o desembarque da delegação mauriciana.

Estudos sociológicos, antropológicos e biomédicos têm confirmado que vários cidadãos daquelas Ilhas têm os seus antepassados em Moçambique, de onde foram deportados como escravos a partir de portos como o da Ilha de Moçambique, Inhambane e Quelimane, essencialmente.

REABRE MUSEU DA MARINHA

Ainda no quadro das celebrações do Dia Internacional da Abolição da Escravatura, está agendada a reabertura do Museu da Marinha da Ilha de Moçambique, fechado ao público há alguns anos para obras de reabilitação, requalificação e enriquecimento do seu acervo. Segundo o MEC, o museu vai expor pela primeira vez objectos encontrados durante a pesquisa em Arqueologia Subaquática realizada pela “Sociedade Património Internacional”, constituídas por peças da Porcelana Ming (da China, séc. XVI a XVII), moedas em ouro e prata, entre outros objectos encontrados em navios naufragados ao largo da costa da Ilha de Moçambique, e recentemente entregues ao Ministério da Educação e Cultura.

Entretanto, de acordo com o comunicado do MEC, o programa comemorativo contempla a inauguração do sistema de abastecimento de água à partir da Fortaleza São Sebastião, depois de modernizado, no quadro da 1ª fase de reabilitação daquela Fortaleza.

Recorde-se que a estrutura daquele monumento foi concebida para recolher as águas pluviais, cuja cisterna foi sempre uma alternativa fundamental de acesso à água para os ilhéus. O empreendimento contou, para além dos fundos do Estado Moçambicano, de apoio da Bélgica e Flandres.
ACESSE:www.pagina-um.blogspot.com