COISA LINDA DE SE VER E OUVIR

Mariene Bezerra de Castro, baiana de Salvador, nascida em 1978 é uma cantora e compositora de samba e MPB que desde pequena queria ser bailarina. Começou a estudar balé aos cinco anos de idade. Seu contato com a música veio do ambiente familiar, pois de acordo com ela “na minha casa todo mundo cantava ou tocava algum instrumento”. Aos doze anos, Mariene quis aprender a tocar violão e pediu a sua mãe que a levasse a uma escola de música. Quando chegou à escola de música pela primeira vez, viu-se interessada nas aulas de canto. O professor de canto, insistiu para que Mariene fizesse uma aula sem compromisso. Foi então que ela descobriu que possui um timbre de voz muito raro, o contralto. Sua mãe não tinha dinheiro o suficiente para pagar os dois cursos, o de violão e o de canto, e o professor de canto acabou convencendo-as para que ela fizesse apenas o de canto.

Hoje Castro faz um ritmo da nossa raiz africana absolutamente musical. O samba foi trazido da África por escravos que, para esquecerem dos seus maltratos que sofriam durante o dia pelos seus senhores, faziam suas festas e seus ritos nas noites da senzala.

“Só vou para casa quando o dia clarear
eu sou do samba pois o samba me criou…”.

Os negros nos deixaram uma vasta cultura que até hoje vem gente do mundo todo beber dessa fonte, como, por exemplo, Pierre Verger. Assim que aportou em Salvador, apaixonou-se e ficou, virando até Ogan de casa de santo.
Mariene de Castro faz do samba, que é o mais típico ritmo brasileiro, sua arte com tanta dedicação que chega a emocionar. Ela tem uma forte ligação com o candomblé, pois é filha de santo e aproveita dessa benção para fazer uma forte ligação com o samba, que também não se separa muito dessa religião maravilhosa.
Uma observação: esse samba que eu falo no texto é o samba de roda, que é diferente do samba paulista e carioca, mas que deu, dá e dará sustentação e base a esses samba da atualidade e do futuro!

SAMBA DE RODA
Samba de roda é uma variante musical mais primitiva do samba, originário do estado brasileiro da Bahia, provavelmente do século XIX. É um estilo musical tradicional afro-brasileiro, associado a uma dança, que por sua vez está associada à capoeira. É tocado por um conjunto de pandeiro, atabaque, berimbau, viola e chocalho, acompanhado por canto e palmas. Mariene começou sua carreira profissional como vocal de apoio para Timbalada, Carlinhos Brown e Márcia Freire. Certo dia, um amigo de sua mãe, Vicente Sarno, conseguiu uma data para ela no projeto Pelourinho Dia e Noite. Foi seu primeiro show, em dezembro de 1996. No dia do show, dois produtores franceses procuraram-na, dizendo que estavam atrás de uma artista emergente. Então Mariene seguiu para a França, onde realizou vários shows que foram bem recebidos pela crítica local. Quando voltou ao Brasil, no entanto, demorou sete anos para conseguir gravar o seu primeiro álbum, Abre Caminho. O álbum ganhou o prêmio TIM de melhor disco regional.

Fonte: site de Mariene de Castro, Wikipédia: www.overmundo.com.br