Notícias


Notícias e Eventos

Pesquisa do CONARQ para conhecer a realidade dos Arquivos Públicos Estaduais e Municipais do Brasil
O CONARQ convida os arquivos públicos estaduais e municipais a participarem da "Pesquisa do CONARQ para conhecer a realidade dos Arquivos Públicos Estaduais e Municipais do Brasil".
A pesquisa foi concebida para atender às inúmeras demandas encaminhadas ao CONARQ pelas instituições arquivísticas em geral, especialmente os arquivos públicos estaduais e municipais sobre as dificuldades e problemas que estas instituições arquivísticas enfrentam.
A Pesquisa tem como objetivo geral levantar um conjunto de informações quantitativas e qualitativas sobre a situação atual desses arquivos públicos em todos os estados e municípios brasileiros, visando permitir ao CONARQ elaborar um diagnóstico de situação com a finalidade de definir planos de ação e estudar estratégias adequadas ao seu desenvolvimento com vistas a viabilizar a implantação e implementação de políticas públicas arquivísticas que garantam a salvaguarda, preservação e difusão do patrimônio documental / cultural brasileiro.
Para participar da pesquisa é necessário o preenchimento do
formulário, o qual deverá ser enviado para o e-mail: conarq@arquivonacional.gov.br. Para maiores informações acesse o folder da pesquisa. Ao responder a pesquisa, o arquivo público estará automaticamente inscrito no Cadastro de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos - CODEARQ. Dúvidas quanto ao preenchimento do formulário poderão ser esclarecidas pelos telefones (21) 2179-1271 (21) 2179-1293. Veja em: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm