O QUE MUDOU?

Maputo, 12 Mar (Lusa) - A presidente da Liga dos Direitos Humanos (LDH) de Moçambique, Alice Mabote, acusou hoje as autoridades moçambicanas de "apatia" na luta contra o tráfico de seres humanos, criticando ainda "a impunidade" com que os autores desta prática operam no país.
Mabote responsabilizou o Governo moçambicano por ter no início ignorado os "avisos" sobre a existência do tráfico de seres humanos, quando falava em Maputo, numa conferência nacional alusiva ao tema "Criminalidade e Sociedade: O Respeito pela Vida Humana", organizada pelo Ministério da Justiça moçambicano.
Apesar de não haver números oficiais sobre o tráfico de seres humanos envolvendo Moçambique, são recorrentemente noticiados casos de pessoas traficadas para ou de Moçambique, com destino à África do Sul, o país mais forte economicamente da região.
Uma mulher moçambicana está a ser julgada em Pretória, na África do Sul, acusada da prática de mais de 40 crimes de tráfico de seres humanos, que tiveram como vítimas jovens moçambicanas aliciadas com promessas de melhores estudos e emprego e depois forçadas a prostituírem-se.
"O Governo recusou admitir que havia indícios de que o tráfico humano já estava a afectar Moçambique e perdeu terreno para os traficantes. Agora, os casos e as redes de tráfico humano multiplicam-se", disse a presidente da LDH.
"Enquanto as autoridades se preocupavam em esconder o problema, as redes do tráfico de pessoas ganharam mais velocidade e aperfeiçoaram os mecanismos de actuação", acrescentou Alice Mabote.
Mesmo reconhecendo que as autoridades despertaram para a gravidade da situação, ainda não conseguiram estancar a impunidade com que os agentes do tráfico operam, frisou Mabote.
"Não se conhece o desfecho de nenhum dos casos de tráfico humano denunciados em Moçambique", sublinhou a presidente da LDH.
Por sua vez, o director da UTREL, Abdul Carimo, disse na conferência que a situação de orfandade provocada pela pandemia de sida em Moçambique expôs como "alvos fáceis" do tráfico de seres humanos mais de 400 mil crianças moçambicanas, cujos país morreram daquela doença.
"Além do drama da perda dos país, os órfãos de sida em Moçambique tornaram-se em alvos fáceis dos traficantes de seres humanos", disse Carimo.
Para o bispo da Igreja Anglicana de Moçambique, Dinis Sengulane, "a análise do problema do tráfico de seres humanos também deve passar para uma dimensão espiritual, porque há casos de tráfico de seres humanos para a extracção de órgãos humanos para fins de feitiçaria".
"Há na sociedade moçambicana pessoas que acreditam que se forem sujeitas a rituais de curandeirismo em que são usados órgãos humanos podem prosperar na vida", afirmou Sengulane... Acesse: http://pagina-um.blogspot.com/search/label/Africa