A Independência da Bahia será tema do Memória Contemporâneas nesta terça (30)



Devido a pandemia do novo Coronavírus, diversos setores da sociedade tiveram que adaptar algumas atividades para continuar entregando serviços à população. E o projeto Memórias Contemporâneas, promovido pela Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), entra em sua 4o edição de forma virtual.

Organizado pelo Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade da FPC, o projeto objetiva a construção de um banco de dados audiovisual acerca da cultura e seus agentes e à relação de organizações e movimentos sociais com o campo da cultura e o protagonismo das linguagens artísticas nas disputas identitárias. Os encontros, antes realizados de forma presencial, agora será realizado de modo on line.

O primeiro encontro virtual será realizado na próxima terça-feira (30), às 16h, na página do Youtube da FPC. Sérgio Guerra Filho é historiador e professor da  Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e vai falar sobre A importância do povo no processo de independência do Brasil na Bahia: “Com tiranos não combinam brasileiros corações”. A aula será mediada pelo diretor do CMB, Walter Silva e vai durar cerca de 1 hora, onde os participantes poderão interagir com perguntas ou contribuições, através dos comentários do canal do youtube da FPC.

De acordo com Walter, a proposta deste debate é relacionar a contemporaneidade da importância da participação do povo nas lutas. "Iremos utilizar o contexto das manifestações populares em prol das lutas antirracistas que estão acontecendo em diversos países", afirma o gestor da CMB.


Sobre o convidado – Sérgio Guerra Filho é Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, atuando na Licenciatura em História e no Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas. Licenciado em História pela Universidade Católica do Salvador (1997) e Mestre (2004) e Doutor (2015) em História Social pela Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil e Ensino de História. Coordena o Subprojeto História do Programa Residência Pedagógica da UFRB.