Pós-Graduação em História, Cultura e Práticas Sociais da UNEB


O Programa de Pós-Graduação em História, Cultura e Práticas Sociais (Nível Mestrado Acadêmico) foi aprovado pela Resolução Nº 1.062/2014 (D.O.E. de 05/08/2014, p. 19) do Conselho Universitário da Universidade do Estado da Bahia (CONSU-UNEB) e recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em abril de 2015. Sediado no Departamento de Educação do Campus II (Alagoinhas), seu objetivo é contribuir para o ensino e a pesquisa, a construção e a disseminação do conhecimento em História, proporcionando um ambiente de constante debate teórico e de exploração de novos temas e fontes de investigação. Alguns objetivos específicos norteiam e complementam esta meta, a saber: a) possibilitar aos graduados em História e áreas afins a oportunidade de dar continuidade a sua formação acadêmica; b) consolidar espaços institucionais de apoio e incentivo à pesquisa histórica; c) formar profissionais capacitados para a pesquisa, a produção do conhecimento histórico e o ensino de História; c) promover uma constante reflexão sobre as teorias e métodos historiográficos que informam a prática da pesquisa em História.

Corroborando com esses objetivos espera-se que os egressos do Mestrado em História, Cultura e Práticas Sociais apresentem o pleno domínio do processo de produção do conhecimento em História, além do domínio especializado na área temática de sua pesquisa e produção, que culminou na dissertação. Espera-se ainda o aprimoramento da competência para planejar e desenvolver projetos de pesquisa em História e a qualificação para a docência, envolvendo o planejamento e a execução de atividades de pesquisa, ensino e extensão.

A periodicidade da seleção do Mestrado em História, Cultura e Práticas Sociais será anual, oferecendo inicialmente 15 (quinze) vagas. A duração do curso é de 24 (vinte e quatro meses), correspondendo a 4 (quatro) semestres letivos, durante os quais deverão ser integralizados 34 (trinta e quatro) créditos, distribuídos pelas seguintes atividades:

• 8 (oito) créditos em Disciplinas Obrigatórias;
• 8 (oito) créditos em Disciplinas Optativas;
• 4 (quatro) créditos em Estágio Docente Orientado;
• 4 (quatro) créditos em Pesquisa Orientada;
• 4 (quatro) créditos no Exame de Qualificação;

• 6 (seis) créditos na Defesa da Dissertação.