CONVERSANDO COM SUA HISTÓRIA

Prezado(a)s,
Centro de Memória da Bahia (CMB), convida a todo(a)s para participar da palestra “A Rua Chile na primeira metade do século XX: caminho de sociabilidades, lugar de desejos, expressão de conflitos", que será ministrada pela professora Drª. Neivalda Freitas de Oliveira (UEFS/UCSal), em 08 de junho, mês dedicado a discussão sobre o tema: o contorno da cidade de Salvador no curso Conversando com a sua História, organizado pelo Centro de Memória da Bahia/FPC.
Data: 08 de junho de 2015
Horário: 17 horas
Local: sala Kátia Matoso – auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia.

Resumo
O logradouro lateral ao Palácio dos Governadores passou a chamar-se Rua Chile no dia 18 de julho de 1902.  A partir daquele momento, ele não adquire outro nome ou um perfil mais importante. Traçada na planta trazida de Portugal por Luiz Dias, em 1549, esse logradouro sempre abrigou imóveis residenciais e comerciais, além de ser estratégico no transito de pessoas e mercadorias. Uma Rua como outras em Salvador de 1900 a 1940, mas que ostentava importância na interpretação da sociabilidade dos soteropolitanos. A pretensão da apresentação é apreender a formação sócio-espacial, os sentidos de lugar, os significados, os aspectos visíveis e as representações do espaço, através da vida comezinha de homens e mulheres, residentes ou visitantes da cidade de Salvador na primeira década do século XX. O enfoque é a Rua Chile, mas a busca está na modernização da face urbana da capital, nas características, nas condições, nas práticas e nos conflitos dos soteropolitanos.

Neivalda Freitas de Oliveira
Cursou mestrado e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desempenha atividade profissional como professora adjunta na Universidade Estadual de Feira de Santana e na Universidade Católica do Salvador. Trabalha nas áreas de Antropologia e História, com ênfase em Cidade, Gênero e Patrimônio

Atenciosamente,
Centro de Memória da Bahia
Fundação Pedro Calmon - Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Governo do Estado da Bahia
55-71-3117-6067