CONVERSANDO COM SUA HISTÓRIA



A Fundação Pedro Calmon, através do Centro de Memória da Bahia, convida a toda(o)s para a palestra "Francisco Dias Coelho: O Coronel Negro da Chapada Diamantina (1864-1919)", que será ministrada pela prof.
Moises de Oliveira Sampaio (Uneb).
Contamos com a sua participação!
Data: 20 de maio de 2013
Horário: 17h
Local: sala Kátia Mattoso - auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia

Resumo da palestra:

O Coronel Francisco Dias Coelho era neto de escravos e filho de camponeses negros que viviam na Chapada Diamantina, nasceu em 1864, 24 anos antes da abolição da escravatura no Brasil. No início do século XX, a região era uma das mais importantes economicamente da Bahia, e o coronel negro seu mais influente líder político.
Dias Coelho acumulou fortuna com a expansão do comércio de pedras preciosas na Chapada Diamantina, no final do século XIX, foi considerado o maior comerciante de pedras preciosas do estado da Bahia, aliado a outros negros e mestiços ricos e dominaram a região politicamente e economicamente por uma período de mais de trinta anos.
Foi responsável por reformas urbanas e projetos de alfabetização em massa na sua região de domínio trazendo inovações baseadas no modelo francês de organização urbana. Apesar de modificar profundamente a sua sociedade não foi registrado nenhuma revolta da elite branca que se sujeitou a ser comandada por um negro em um período tão curto com relação ao escravismo no Brasil, além de estar na moda na época o Racismo cientifico tanto na Bahia quanto no mundo.
O estudo da biografia de um coronel negro é relevante para a compreensão da ascensão econômica e política no período e do pós-abolição da escravatura no Brasil, bem como as estratégias de luta contra o racismo por parte de um negro que se inseriu na elite branca da época, como também a cultura política de uma região que tinha a liderança interiorano um homem que pelos padrões científicos da época era considerado intelectualmente inferior..
Atenciosamente,

Centro de Memória da Bahia
Fundação Pedro Calmon - Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia