CEM ANOS DO PORTO DE SALVADOR


A capital baiana foi muitas vezes denominada por viajantes como a “cidade do porto”, “cidade armazém”, “cidade voltada para o mar, cidade formigueiro” e “importante porto exportador/importador”. O porto soteropolitano conferiu à cidade um destacado caráter comercial; foi importante veículo de integração da região no sistema capitalista internacional; e também foi a principal ligação entre o mundo rural do recôncavo, produtor primário, e o centro consumidor urbano. A importância estratégica do porto baiano fez com que este fosse por muito tempo conhecido como o porto do Brasil. No século XVIII, foi sem duvida o principal entreposto comercial do Atlântico Sul, uma vez que a baía de Todos os Santos oferecia um abrigo seguro e grande facilidade em ser demandada pelos veleiros de longo curso.
A construção de instalações portuárias foi ordenada juntamente com a própria fundação da cidade. Assim, desde 1549, com a chegada da armada que acompanhava Tomé de Souza para instalação do Governo Geral e edificação de uma fortaleza, surge a cidade portuária que viria a ser por mais de três séculos o mais importante centro urbano da colônia. A ideia de melhorar a estrutura material do poro existiu desde os tempos coloniais, a fim de facilitar o desembarque de cargas, realizando-o o mais perto possível da baía. Isso porque, em períodos de temporais, as fortes vagas e rajadas de vento forçavam as embarcações a arribarem da ponta de Montserrat para diversos pontos do interior, pelos rios Cotegipe e Itapagipe.
A modernização do porto (1906 – 1930), feita junto com a ampliação do bairro comercial e a abertura da Avenida Sete de Setembro, na cidade alta (1912 – 1916), foi determinante para a remodelação da cidade do Salvador. No entanto, a inauguração de 400 metros de cais e quatro armazéns, dos quais apenas dois pareciam funcionar, trouxe uma série de problemas que frustraram a expectativa dos baianos. Com isso, os comerciantes passaram a reivindicar o fim da cobrança obrigatória das novas taxas de carga e descarga de mercadorias no novo cais, artefato moderno, mas ainda totalmente inadequado.
Revivendo o centenário da inauguração do porto modernizado de Salvador, apresentamos o seminário Cem Anos do Porto de Salvador. Uma oportunidade para refletirmos sobre os impactos desta construção num importante contexto em que o Brasil e a Bahia, em particular, vêm empreendendo esforços para a revalorização histórica, econômica, social, e cultural da região portuária soteropolitana.