PASSEIO NO TEMPO



Seja bem-vindo à Casa do Rio de Janeiro. Aqui você poderá fazer um “passeio no tempo”, desde o período colonial até os nossos dias, vivenciando as transformações da paisagem do Rio de Janeiro em um de seus locais mais simbólicos, o Largo da Carioca.
Poderá descobrir também um pouco mais sobre a história de alguns serviços urbanos tão essenciais para o dia-a-dia da cidade e acompanhar o seu desenvolvimento ao longo dos anos, na cronologia. Se quiser, poderá ainda conhecer algumas das residências que marcaram o cenário urbano e até hoje podem ser vistas na cidade.
As informações foram divididas em períodos, durante os quais a cidade do Rio de Janeiro desempenhou diferentes papéis políticos e administrativos: cidade colonial e sede da colônia; sede de uma monarquia transatlântica e do Império Brasileiro; capital da República; e, por fim, cidade-estado, centro metropolitano e capital estadual.
Fundada em 1565, a cidade do Rio de Janeiro tinha apenas 40 mil habitantes quando se tornou capital do Brasil Colônia, em 1763. Cresceu rapidamente depois da chegada da corte portuguesa, em 1808, continuou crescendo ao tornar-se capital do Reino Unido de Portugal e Algarves, em 1812, e ainda mais como capital do Império do Brasil, a partir de 1822.
Contava 800 mil habitantes quando se tornou capital da República, em 1889, e quase 3,3 milhões quando cedeu esse posto a Brasília, em 1960, passando a ser simplesmente a Belacap, a cidade maravilhosa. Hoje o Rio de Janeiro tem mais de 6,3 milhões de habitantes e integra uma Região Metropolitana cuja população se aproxima da casa dos 12 milhões.
Ao reunir informações históricas sobre a cidade do Rio de Janeiro e sua região metropolitana, de forma dinâmica e interativa, este site destaca a importância dos serviços públicos urbanos. Além disso, a Casa do Rio de Janeiro ajuda a preservar na memória carioca as belíssimas imagens e os fatos que fazem desta cidade um lugar maravilhoso para se viver e um dos destinos turísticos mais almejados do mundo.