VII Simpósio Nacional Estado e Poder: Sociedade Civil


No período de 20 a 22 de agosto de 2012 acontecerá na Universidade Federal de Uberlândia-MG, Campus Santa Mônica, o VII Simpósio Nacional Estado e Poder: Sociedade Civil. O evento na UFU é resultado de uma jornada iniciada pelo Núcleo de Pesquisa sobre Estado e Poder no Brasil, na Universidade Federal Fluminense – UFF, no ano de 2004, e que hoje reúne estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores de várias Universidades e instituições de pesquisas do país.
Assim o Núcleo de pesquisa tem procurado realizar seus encontros nacionais em outras unidades da federação, como aconteceu nos casos do VI Simpósio na Universidade Federal do Sergipe, o III Simpósio na Universidade Federal de Goiás e do IV na Universidade Estadual do Maranhão. Todos os Simpósios realizados até aqui tiveram como objetivo comum o fato de promover discussões temáticas específicas da questão conceitual sobre o Estado no Brasil.
O VII Simpósio é fruto da iniciativa do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Estado e Poder e do Núcleo de Pesquisa e Estudos História, Cidades e Trabalho, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História/Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia. Objetiva promover uma avaliação do estado atual de estudos sobre a problemática da sociedade civil na sua relação com o Estado, em distintos espaços e temporalidades, aprofundando o intercâmbio de pesquisas e reflexões sobre a temática.
Isto também significa abrir o necessário espaço para a compreensão sobre os significados dos embates atuais em torno de práticas intra e inter Estados no movimento mais amplo de mundialização do capital. Organizadas em uma conferência inaugural, mesas redondas, e Grupos de Trabalho, as pesquisas que serão apresentadas neste Simpósio deverão focalizar, portanto, aspectos relacionados à sociedade, à política, à economia e à cultura relacionadas à disputas junto à sociedade civil (em seus diversos aparelhos privados de hegemonia), dentro do próprio aparelho de Estado, nas práticas inter-estatais e nos chamados “mercados mundiais”. Portanto, é com satisfação que os organizadores do VII Simpósio Nacional Estado e Poder: Sociedade Civil convidam todos a participarem dos debates nas dependências da Universidade Federal de Uberlândia.
Inscrições até 31/07/2012
Contatos e informações:
Mais informações em http://www.7snep.blogspot.com.br/