Filme sobre a saga de Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos estreia em agosto



Antonio Conselheiro – O Taumaturgo dos Sertões, de José Walter Lima, entra em cartaz nos cinemas do Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador no mês de agosto. O filme retrata um acontecimento social de grande importância na história do Brasil: a guerra de Canudos e o massacre de mais de 25 mil pessoas que resistiram a três batalhas com o exército republicano antes de serem derrotados. Para tanto, a narrativa acompanha a saga de Antônio Conselheiro combinando documentário, ficção e animação numa produção que valoriza elementos poéticos, reflexivos e imagéticos.
A figura mitológica de Antônio Conselheiro é vivida por Carlos Petrovich (Idade da Terra, Glauber Rocha). O ator realiza uma interpretação magistral na qual reencarna não só as ideias, mas o andar, os gestos e a forma de discursar do milagreiro dos sertões. Outro importante personagem do filme é o escritor Euclides da Cunha, interpretado por Leonel Nunes. A narração em off do autor de Os Sertões pontua o filme com passagens de sua grande obra.
Antonio Conselheiro – O Taumaturgo dos Sertões é o encontro de Antônio Conselheiro, ressurgindo nos sertões da Bahia, com seu próprio mito no imaginário popular. O filme é uma metáfora sobre os sertões, uma epopeia sobre a guerra de Canudos, que ficou marcada como um grande exemplo de resistência ao poder centralizado e opressor na história do país.
José Walter Lima é idealizador e organizador do CineFuturo - Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual, que acontece há sete anos em Salvador. Como diretor assinou os seguintes filmes: Índios Cariris; O Alquimista do Som; Nós, por exemplo; Brasilienses; Pelourinho; Dom Timóteo Amoroso Anastácio; Sante Scaldaferi a Dramaturgia dos Sertões; Oropa, França e Bahia (curtas) e Um vento sagrado (longa).

Ficha Técnica
Brasil, 2010, 86min, 14 anos
Direção e roteiro: José Walter Lima
Co-direção: Carlos Vasconcelos Domingues
Produção: Neusa Barbosa
Fotografia: Vito Diniz e Pedro Semanovschi
Som: Timo Andrade, Nicolas Hallet, Simone Dourado, Ana Luiza Penna
Direção de Arte: José Walter Lima e Wilson D’ Argollo
Produção executiva: Chico Drumond e Alberto Luiz Viana
Elenco: Carlos Petrovich, Harildo Deda, Leonel Nunes, Chico Drumond, Álvaro Guimarães, Bertrand Duarte, Wilson Melo, Haidil Linhares, Ari Barata