Conversando com sua História 10ª edição


A Fundação Pedro Calmon, através do Centro de Memória da Bahia, convida a todos a participar da 10ª edição do Conversando com sua História,  que ocorrerá entre abril e outubro de 2012. Nesta segunda feira, dia 2 de abril, às 17 horas, teremos a palestra intitulada Negros mitos sobre a escravidão, que será ministrada pelo Prof. Dr. Luiz Mott (UFBa) como debatedor o Prof. Dr. Ubiratan Castro de Araújo (FPC)
Contamos com sua participação!
Atenciosamente,
Centro de Memória da Bahia - Fundação Pedro Calmon


Todos  hoje condenamos qualquer tipo de escravidão, apesar de persistir ainda no Sudão mas também no interior do Brasil, pessoas que continuam sendo negociadas e exploradas como escravos. Durante milênios a humanidade conviveu com a escravidão sem qualquer indignação moral: alguns seres humanos nasciam livres, outros escravos. Respeitados filósofos e teólogos justificaram esse sistema cruel, inúmeras sociedades, inclusive na África, praticaram a escravidão.
Nesta comunicação discutirei alguns mitos polêmicos que persistem no senso comum e inclusive  no discurso militante: a existência da escravidão na África e inclusive no Quilombo de Palmares; a crença cristã que todos os nativos, inclusive negros, tinham uma alma imortal; o papel do cristianismo no abrandamento da crueldade escravista; nem todo mulato é fruto do abuso sexual dos senhores brancos; a prática da escravidão por parte de ex-escravos no Brasil.


Local: sala Kátia Mattoso, 3º andar da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris)
Data: 02 de abril de 2012
horário: 17h
Inscrições gratuitas.
3117-6067
Entrada Franca. Certificado para aqueles que atingirem 75% de participação em todo o curso.