Fundos e documentos relativos a países da CPLP



A divulgação do património arquivístico comum com os países da CPLP é um objetivo estratégico da Direção-Geral de Arquivos que se insere na afirmação da importância da Língua Portuguesa como instrumento de identidade de Portugal no mundo.
O trabalho que agora se inicia pretende tornar acessível a todos os utilizadores interessados, através da ligação às bases de dados em linha geridas pela Direção-Geral de Arquivos, de um valioso e diversificado património arquivístico e fotográfico, fonte de informação e do conhecimento sobre um longo passado comum e um instrumento do saber capaz de ajudar a traçar novos caminhos para o futuro da Comunidade dos Países Lusófonos.
Este trabalho é dirigido a todos os interessados e especialmente a professores e alunos, organismos e associações, públicas ou privadas, que trabalham no âmbito da Lusofonia.
Para cada um destes países disponibiliza-se uma sumária mostra de documentos que cronologicamente abrangem todo o período de história comum.
Assim, começamos por apresentar, por ordem alfabética, os ficheiros temáticos sobre Angola, Brasil e Cabo Verde. Num futuro próximo seguir-se-ão Guiné-Bissau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Através de vários pontos de acesso (datas de produção, título, código de referência, cota, URL do documento) o utilizador pode aceder à representação digital dos documentos ou apenas aos dados de referência disponíveis nas bases de dados.
Indicamos igualmente o URL do Fundo Documental de que o documento é parte integrante, chamando assim a atenção para outros documentos do mesmo Fundo igualmente pertinentes para a investigação. A diversidade aqui apresentada pretende sublinhar as potencialidades de uma pesquisa abrangente realizada através da pluralidade de Fundos Documentais à guarda dos Arquivos.
Caso pretenda a digitalização de documentos pode solicitá-la através do nosso serviço online: