Seminário Braz do Amaral: Vida e Obra


O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB)realizará, no período de 08 a 10 de novembro de 2011, o Seminário Braz do Amaral: Vida e Obra, que visa marcar de forma significativa a passagem dos 150 anos de nascimento do professor Braz Hermenegildo do Amaral. Médico, professor da Faculdade de Medicina da Bahia, do Liceu de Artes e Ofícios, da Escola de Belas Artes e do Colégio da Bahia; escritor, historiador, político, jornalista; sócio fundador do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, membro fundador da Academia de Letras da Bahia, da qual também foi presidente. Foi um dos mais importantes pesquisadores da História da Bahia. No seminário, discutir-se-á sua personalidade ímpar e multifacetada, ressaltando a sua grande importância no cenário intelectual da Bahia e do Brasil.
Braz Hermenegildo do Amaral dedicou grande parte de sua vida aos estudos de História do Brasil, especializando-se nas questões de limites territoriais entre a Bahia e estados vizinhos. Representou o Estado da Bahia nas negociações com os governos de Sergipe, Goiás, Piauí, Minas Gerais, Pernambuco e Espírito Santo. Sendo o principal responsável pelo atual desenho do mapa territorial do estado.
A inscrição é gratuita pelo e-mail: seminario@ighb.org.br(informar nome completo e endereço). Mais informações no sitewww.ighb.org.br e tel. 71 3329-4463.