Abaixo-assinado Execução de reforma das instalações elétricas do ARQUIVO PÚBLICO DA BAHIA

Nós, abaixo assinados, usuários do Arquivo Público do Estado da Bahia, registramos nossa insatisfação diante de nove meses sem energia elétrica no Arquivo, situação inconcebível em pleno século XXI. Desde fevereiro deste ano, somos obrigados a disputar espaços nas janelas da sala de pesquisa para ter a claridade suficiente para a análise de documentos. Ademais, sem energia, a base de dados não funciona, o que torna nosso trabalho mais lento ainda. Tudo isso nos deixa numa situação difícil. As agências que apóiam as nossas pesquisas (CNPq, FAPESB, CAPES, etc.), bem como as universidades, nos submetem a prazo para desenvolver nossos trabalhos e o não-cumprimento destes compromete a ofertas de novas bolsas e demais incentivos à pesquisa histórica.

Neste sentido, apesar de compreendermos que o desligamento da energia foi uma medida provisória, por causa do risco de incêndio e que as instalações elétricas carecem de grande reforma, consideramos inadmissível que após tanto tempo as obras nem sequer começaram e que não foram criadas medidas provisórias para minimizar os prejuízos ás pesquisas. Sugerimos que sejam feitas:  


A disponibilização do banco de dados online, no site do APB, para que a insuficiência da rede elétrica do arquivo não prejudique o acesso do pesquisador às informações necessárias para a solicitação de documentos.

 

A digitalização de documentos microfilmados, para que possam ser consultados online, assim reduzindo o desgaste às instalações e aos equipamentos do Arquivo
O estabelecimento e comunicação ao público de um cronograma para a regularização do funcionamento do Arquivo, para que estudantes e pesquisadores possam redefinir seus projetos.

Ressaltamos nossa compreensão da extrema importância do acervo do Arquivo, o segundo maior do País, e nossa preocupação diante do risco real de incêndio, porém pedimos que a direção do Arquivo considere a importância das nossas pesquisas e os prazos que delimitam a realização das mesmas, as quais não são de nossas escolhas e sim exigidas por instituições maiores.


Assine:http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N15551