Lavagem Cultural da Funceb abre carnaval do Pelourinho

Para dar início à Folia de Momo 2011, a Fundação Cultural da Bahia promove a XXI Lavagem Cultural no dia 2 de março. O evento começa às 15h na Praça Municipal e segue pelas Ruas Chile, da Ajuda, Praça da Sé e Terreiro de Jesus, até chegar ao Largo Pedro Archanjo, onde a folia se instala.
Levando paz, harmonia e muita animação ao Pelourinho, o aquecimento da festa será feito pela Banda de Sopro e Percussão do Maestro Reginaldo de Xangô. A coroação dos reis da folia acontece no largo Pedro Arcanjo. Este ano, o rei e a rainha da lavagem são Denny, cantor da Timbalada, e Aline Rosa, vocalista da banda Cheiro de Amor.

A primeira Lavagem Cultural da Funceb aconteceu em 1989, quando a instituição ainda funcionava na Biblioteca Pública do Estado. De lá para cá, a Lavagem prosseguiu apoiada pela comunidade, funcionários, familiares, convidados e celebridades como Ivete Sangalo, Regina Dourado, Daniela Mercury, Gil (ex-Banda Beijo), Carlinhos Brown, Armandinho, Elba Ramalho, Preta Gil, Licia Fabio e Tatau. O evento já faz parte do calendário da Saltur e da Bahiatursa e reúne carros alegóricos, afoxés, funcionários, turistas e a população em geral. Atualmente, a sede da FUNCEB está localizada na casa 29 da Rua Gregório de Matos, no Pelourinho.