UM FOTÓGRAFO FRANCÊS NA ÁFRICA DO OESTE IMAGENS DO PERÍODO COLONIAL 1899-1923

 


O PROJETO

Acreditamos que as fotografias de Fortier têm um grande valor histórico pois muitas vezes o fotógrafo se preocupava em mostrar a África do Oeste de forma documental. Mas para que essas imagens possam ser consideradas documentos históricos é importante entender o contexto em que foram feitas. Para isso, saber que outras fotografias fazem parte do conjunto onde está presente uma determinada imagem também nos ajuda a entender qual a lógica do fotógrafo na organização de seu material.

 

A imensidão e a complexidade da obra de Fortier tornam-na de difícil decifração. Até hoje não se sabe o total de clichês de autoria do fotógrafo que, como dissemos, beiraria 4.500 imagens. Elas foram publicadas no formato cartão-postal em diversas séries e subséries com características distintas, o que permite certos arranjos.

 

Organizamos com critérios cronológicos as séries por ele editadas e produzimos tabelas para identificar as primeiras edições das imagens que aparecem em séries diversas.

 

Essa “memória visual”, impressa em frágeis pedaços de papel estampados – é importante informar que até hoje não foi encontrado nenhum negativo de autoria de Fortier – estava dispersa pelo mundo, ou seja, já não existia enquanto obra completa de um fotógrafo. Esse foi o motivo que nos fez decidir recriar, pouco a pouco, por meio de aquisições na internet, o conjunto de suas publicações de cartões-postais. Agora a coleção está reunida pela primeira vez e os originais se encontram no Acervo África, em São Paulo, Brasil. Nosso intuito é fazer conhecer o imenso legado de Edmond Fortier de forma organizada, por meio da publicação de livros, websites e exposições.

ACESSE: https://edmondfortier.org.br/